PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: EVELINE SUELLEN MONTEIRO DE LIRA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVELINE SUELLEN MONTEIRO DE LIRA
DATA: 30/05/2025
HORA: 10:00
LOCAL: formato remoto
TÍTULO: Nas trilhas da leitura: percorrendo caminhos para desenvolver a compreensão leitora
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Língua Portuguesa. Ensino de leitura. Sentidos do texto. SAEB.
PÁGINAS: 82
RESUMO: A leitura é uma premissa básica para compreender o mundo e participar da sociedade na qual estamos inseridos. Sabemos que a realidade escolar está bem distante do almejado, mas ainda é a escola a principal responsável por fomentar as habilidades de leitura. Com o intuito de discutir sobre essas questões, nosso trabalho tem por objetivos apresentar um procedimento didático voltado para o ensino de leitura, a partir da matriz de referência do SAEB, e discutir como esses procedimentos podem colaborar para a formação crítica leitora de alunos do ensino fundamental. A pesquisa será desenvolvida numa escola municipal de Cabedelo PB, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e se proporá a aumentar o rendimento desses alunos nas atividades de leitura e compreensão textual. Nossa pesquisa terá abordagem qualitativa e natureza aplicada, sendo caracterizada como pesquisa-ação, tendo caráter intervencionista. Para embasar este trabalho, traremos discussões sobre leitura, a partir de Antunes (2003, 2009); Koch (2010) e Bakthin (1986); pensaremos estratégias de leitura, a partir dos textos de Solé (1998) e Kleiman (2016) e discutiremos o ensino de leitura, apoiados em documentos oficiais, como os PCN (1998), a BNCC (2018) e a Matriz de referência SAEB/Prova Brasil (Brasil, 2013). Como resultados, esperamos que procedimentos didáticos focados no ensino de leitura, e realizados de forma esquematizada e sistemática, possam contribuir para a ampliação das capacidades leitoras e para a formação crítica dos alunos envolvidos no processo. Também buscaremos, a partir da produção de um caderno pedagógico, colaborar com outros professores do ensino básico que pensam em trabalhar o ensino de leitura com foco nas habilidades apresentadas na matriz de referência de Língua Portuguesa do SAEB.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA
Interno - 1933281 - FRANKLIN ROOSEVELT MARTINS DE CASTRO
Externo à Instituição - LUANA ANASTÁCIA SANTOS DE LIMA