PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉLIA LUIZ LOPES DA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉLIA LUIZ LOPES DA CUNHA
DATA: 30/05/2025
HORA: 00:00
LOCAL: formato remoto
TÍTULO: Processos de referenciação em tirinhas: apresentação de um procedimento didático
PALAVRAS-CHAVES: Coesão. Referenciação. Ensino de leitura. Tirinhas.
PÁGINAS: 104
RESUMO: Atualmente, num contexto social marcado pelas diversas linguagens e pela multimodalidade, gêneros como tirinhas constituem-se como boas estratégias para o ensino de leitura e para a compreensão das questões estruturais que garantem a coesão do texto lido. É nesse sentido que pensamos esse trabalho. O presente estudo tem como objetivo promover estratégias para o desenvolvimento leitor de alunos do ensino fundamental, por meio de um trabalho voltado para a análise de processos de referenciação presentes em tirinhas. Nosso trabalho será realizado em uma escola pública no município de Curral de Cima, Paraíba. Metodologicamente, essa pesquisa tem abordagem qualitativa e natureza aplicada, e utilizará como procedimentos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa ação de cunho intervencionista. Com relação à pesquisa bibliográfica, consultamos Antunes (2003), Marcuschi (2001), Soares (1998), dentre outros autores que debatem como a leitura, essencial como prática social, tem sido objeto de reflexão em diversos estudos que destacam a necessidade de estratégias que conectem o ensino a contextos reais de uso da língua. Também lemos Koch (1994, 2000) e Cavalcante (2017, 2022), que defendem a referenciação como mecanismo fundamental para a compreensão textual, além de consultarmos os documentos balizadores do ensino de língua portuguesa, como os PCN (1998) e a BNCC (2018). Com relação à pesquisa-ação, realizaremos, em turmas do 8º ano do ensino fundamental, atividades diagnósticas e oficinas didático-pedagógicas voltadas para a leitura e interpretação de tirinhas. O corpus de nossa pesquisa serão os resultados dessas atividades e oficinas, quais sejam: questionários, participações orais em sala de aula e exercícios desenvolvidos nas oficinas. Acreditamos que as tirinhas, ricas em recursos coesivos e referenciais, proporcionarão um ambiente propício para o aprimoramento da competência leitora. Esperamos ainda que, ao final da pesquisa, os alunos apresentem maior capacidade de interpretação crítica e maior compreensão sobre recursos de referenciação. Por fim, é nosso intuito também, a elaboração de um caderno pedagógico organizado para que outros docentes do ensino básico possam trabalhar a leitura de tirinhas com foco nos processos de referenciação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo à Instituição - ENEIDA MARIA GURGEL DE ARAUJO