PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: GIRLENE RAMOS DE ARAÚJO SOUTO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIRLENE RAMOS DE ARAÚJO SOUTO
DATA: 30/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: De forma remota
TÍTULO: A LITERATURA JUVENIL E A FORMAÇÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA
PALAVRAS-CHAVES: Literatura Juvenil. Educação Estética. Formação Leitora. Anos Finais do Ensino Fundamental.
PÁGINAS: 120
RESUMO: A relação entre a literatura e a escola ainda é conflituosa, e esse conflito se acentua quando pensamos na literatura inserida no Ensino Fundamental, Anos Finais. Por isso, inserir a leitura de obras literárias, nas aulas de Língua Portuguesa, torna-se um grande desafio para o professor e essa dificuldade se amplia quando se propõe o trabalho com essa obra na íntegra. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral, compreender de que maneira a promoção da educação estética e a formação leitora de estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental, Anos Finais, poderá ser desenvolvida, por meio da literatura juvenil, a partir dos círculos de leitura, e como objetivos específicos identificar e analisar qual a vivência e a concepção dos estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental sobre a leitura literária, diagnosticar quais as dificuldades e habilidades, no que diz respeito à educação estética e a formação leitora, são apresentadas por esses estudantes, desenvolver estratégias pedagógicas, a partir da obra literária juvenil, para fomentar a educação estética e formação leitora dos discentes e propor atividades a serem desenvolvidas por eles, através do círculo de leitura, a partir da literatura juvenil, visando a promoção da educação estética e a formação leitora. O aporte teórico que embasará está discussão se encontra em autores como Cândido (2004), Cosson (2014), Eco (2004) e Zilberman (2012), concernente à literatura; em Dias e Carvalho (2019), Siegel (2016), Ceccantini, Galvão e Valente (2024), Colomer (2017) e Andruetto (2012), na seara da literatura juvenil; em Schiller (2002), Uriarte, Neitzel e Carvalho (2016) e Duarte Jr. (1988) relativo à educação estética e em Lajolo e Zilberman (2019) e Neitzel et al. (2019), no que tange a formação leitora. O caminho metodológico adotará uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e interventivo, por meio da pesquisa-ação, com aporte no que postula Paiva (2019) e Baldissera (2001). Os instrumentos/procedimentos de geração de dados adotados serão, a observação participante, ancorado no que versa Paiva (2024), o questionário, embasado em Vieira (2009) e o círculo de leitura, preconizado por Cosson (2014). A pesquisa contará com a colaboração dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Campina Grande, Paraíba. Já a análise de dados procederá por meio dos núcleos de significação, de acordo com Aguiar, Aranha e Soares (2021). Ao fim do processo de pesquisa e intervenção, elaboraremos, um caderno pedagógico no qual constará as atividades desenvolvidas, que servirão de material de apoio para os demais professores.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo ao Programa - 3245878 - MARINÊS ANDREA KUNZ
Externo à Instituição - JOSÉ JACINTO DOS SANTOS FILHO