PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANA CRISTINA FREITAS DA SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANA CRISTINA FREITAS DA SILVA
DATA: 30/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: De forma remota
TÍTULO: A LEITURA CRÍTICA A PARTIR DE LETRAS DE CANÇÃO: OLHARES PARA A CONSTRUÇÃO DO FEMININO
PALAVRAS-CHAVES: Leitura crítica. Letras de canção. Feminino nas letras de canção.
PÁGINAS: 68
RESUMO: O incentivo à leitura no ambiente escolar deve permear a prática educativa do professor. No entanto, há muitos desafios que impedem os estudantes de desenvolver a criticidade na leitura. Ao observar o comportamento leitor dos alunos na escola, percebemos que, de modo geral, a análise dos textos é feita de forma superficial ou desinteressada, o que se torna um entrave para o aprimoramento da leitura crítica. Aliado a isso, é fundamental debater sobre as relações de desigualdade de gênero que ainda ocorrem na sociedade, visto que os casos de violência contra a mulher, amplamente documentados por institutos de pesquisa, permanecem alarmantes. Por isso este projeto tem como objetivo geral compreender de que maneira uma proposta de intervenção, realizada por meio da leitura de letras de canção, pode colaborar para estudantes do 2º ano do Ensino Médio, no que diz respeito à formação do leitor crítico, a partir de olhares para o feminino na atual sociedade brasileira. Quanto aos objetivos específicos, por meio desta pesquisa pretendemos identificar, a partir de atividades diagnósticas, como os estudantes do 2º ano do Ensino Médio compreendem as questões do feminino abordadas em letras de canções ouvidas por eles, na atual sociedade brasileira; verificar e analisar as dificuldades e habilidades, no que diz respeito à leitura crítica, que são apresentadas pelos alunos; elaborar atividades a partir da análise de letras de canções ouvidas, na atual sociedade, pelos discentes, que podem colaborar para o desenvolvimento da leitura crítica acerca da construção do feminino e propor atividades com letras de canções que possam ser desenvolvidas e que contribuam para a formação do leitor crítico. A fundamentação teórica deste estudo abrange diversos eixos, tais como: Feminino Butler (2003), Scott (1995), Safiotti (2001); Leitura Solé (1998), Rocco (1994), Koch e Elias (2006), Paulo Freire (2011); Leitura crítica Silva (2009), Foucambert (1994), Cavéquia (2010), Petit (2009); Cavalcanti (1984); Gêneros textuais Marcuschi (2008), Bakhtin (2003), Cavalcante (2012); Letras de canção Tatit (1997), Ramires (2010), Rocha (2020). Metodologicamente, este trabalho adota uma abordagem qualitativa e, por se tratar de uma pesquisa-ação, possui caráter intervencionista, baseada em estudiosos como Sampieri, Collado e Lucio (2013); Esteban (2010) e Minayo (2009). Os instrumentos/procedimentos para a geração de dados incluem atividade diagnóstica inicial, observação-participante, roda de conversa, oficina pedagógica e atividade diagnóstica final. Os participantes da pesquisa são alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual localizada no município de João Pessoa. Por fim, a análise dos dados será realizada por meio de núcleos de significação, conforme os estudos de Aguiar e Ozella (2013), a fim de contribuir para a organização deste trabalho.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo ao Programa - 3389390 - FABRINI KATRINE DA SILVA BILRO
Externo à Instituição - MANASSÉS MORAIS XAVIER