CCSA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO (PPESP)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: ANDERSON HENRIQUE FABIAO CAVALCANTI LIMA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON HENRIQUE FABIAO CAVALCANTI LIMA
DATA: 16/12/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 08 do Bloco de Pós Graduação CCSA
TÍTULO: Impacto da presença de crianças em creches no domicílio sobre a condição do jovem nem-nem:
Uma análise para o Brasil no ano de 2022
PALAVRAS-CHAVES: Nem-nem, Educação Infantil, Escore de Propensão, PNADc, Políticas Públicas.
PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: Este estudo investiga o impacto da participação de crianças entre 0 a 5 anos em creche ou
pré-escola sobre a condição dos jovens entre 15 e 29 anos que não estudam nem trabalham
(nem-nem), residentes no mesmo domicílio. Utilizando dados do segundo trimestre de 2022
da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNADc/IBGE, foi aplicado o
método de escore de propensão Propensity Score Matching, com distância de Mahalanobis
e balanceamento por entropia, sob um modelo de escolha discreta binária com a hipótese
logit. Esses procedimentos garantiram o equilíbrio entre os grupos tratado (domicílios com
crianças matriculadas) e controle (domicílios sem crianças matriculadas), minimizando o
viés de seleção. Os resultados indicam que a presença no domicílio de crianças na educação
infantil reduz, em média, 38,05% a probabilidade de jovens no mesmo lar estarem na
condição de nem-nem. Em 2022, 22,3% dos jovens brasileiros estavam fora do mercado
de trabalho e do sistema educacional, totalizando 10,9 milhões de pessoas, sendo 63,4%
mulheres, muitas vezes responsáveis por cuidados familiares. A análise destaca que o
acesso à educação infantil não apenas favorece a inclusão social das crianças, mas também
contribui para a permanência de jovens no mercado de trabalho ou na educação, ao liberar
tempo de cuidadores, principalmente mães, para investir em suas carreiras e formação. Os
achados reforçam que a escolarização infantil gera benefícios familiares de longo prazo, ao
preparar crianças para o sucesso educacional e profissional e influenciar positivamente o
engajamento econômico dos jovens. A importância de políticas públicas que ampliem o
acesso à educação infantil é sublinhada como estratégia para combater a condição nem-nem,
promovendo inclusão social e desenvolvimento econômico no Brasil.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1412731 - ADRIANO FIRMINO VALDEVINO DE ARAUJO
Interno - 1813840 - ALESSIO TONY CAVALCANTI DE ALMEIDA
Interno - 1466441 - LIEDJE BETTIZAIDE OLIVEIRA DE SIQUEIRA
Presidente - 1285539 - MAGNO VAMBERTO BATISTA DA SILVA