PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE (PPGBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Retificação na inscrição do processo seletivo ao mestrado PPGBio turma 2024.2

Atualização importante no processo de submissão de inscrições para o processo seletivo ao mestrado no PPGBio turma 2024.2!

Por um erro na hora de cadastrar o processo seletivo, o questionário com a documentação a ser anexada não foi adicionado. Por favor, enviem a lista de documentos abaixo para os endereços ppgbio@cca.ufpb.br e para jdomingos@cca.ufpb.br. Por favor, na mensagem coloquem o assunto “seleção PPGBio turma 2024.2” para facilitar a localização das mensagens.

Ainda que já tenham anexado o diploma e/ou as certidões de autodeclaração e/ou outros comprovantes solicitados quando fizeram a inscrição no sistema, anexem também na mensagem que enviarão complementando a inscrição. Adicionalmente, reúnam todos os arquivos de documentos comprobatórios em um único arquivo .rar (arquivo compactado) ao enviarem, pois isso facilita o manuseio.

Segue abaixo a lista de documentos que precisam anexar, segundo o edital (Edital de seleção PPGBio turma 2024.2):

2. DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

2.1 Para efetuar a inscrição no processo seletivo, serão necessários os seguintes documentos (padronizar o nome do arquivo segundo o modelo Nome_Tipo de arquivo.pdf):

2.1.1 Uma fotografia 3x4 recente;

2.1.2 Cópia do diploma de graduação ou certidão de colação de grau em curso de graduação reconhecido pelo Conselho Nacional de educação (CNE) / Ministério da Educação (MEC) ou diploma de graduação emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) estrangeira, devidamente revalidado nos termos da lei; ou ainda declaração/certidão de colação de grau que comprove estar o(a) candidato(a) em condições de concluir o curso antes da matrícula institucional no programa;

2.1.3 Histórico escolar da graduação;

2.1.4 Currículo na Plataforma Lattes ou similar (se estrangeiro/a), com os documentos comprobatórios referentes aos últimos cinco anos;

2.1.5 Cópia da Carteira de Identidade para candidatos brasileiros, ou de Passaporte para candidatos estrangeiros;

2.1.6 Prova de estar em dia com as obrigações militares (carteira de reservista) e eleitorais (certidão de quitação eleitoral emitida na página da web do Tribunal Superior Eleitoral), caso o candidato seja brasileiro;

2.1.7 Anexo I - Requerimento ao coordenador, solicitando a inscrição no processo seletivo;

2.1.8 Anexo II - Formulário de inscrição devidamente preenchido;

2.1.9 Anexo III - No caso de candidatos às vagas reservadas para as ações afirmativas (Resolução Consepe UFPB nº 58/2016):

· Deverão apresentar a autodeclaração aqueles que se declararem negros ou pardos, utilizando o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE;

· Os autodeclarados índios precisarão apresentar documento comprobatório de pertencimento ao povo indígena emitido por autoridade indígena reconhecida pelos membros da comunidade indígena à qual pertence ou pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI);

· As pessoas com deficiência deverão apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau da deficiência, nos termos dos artigos 3º e 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças -CID, conforme Portaria Normativa do MEC, Nº 1.117 de 01/11/2018;

· O laudo que atesta a deficiência deverá ser validado, preferencialmente, pela FUNAD ou outra Instituição Pública de Reabilitação, assim como pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade -CIA, da UFPB;

· O Comitê de Inclusão e Acessibilidade –CIA fará o atendimento no seguinte local: Térreo da Reitoria –CODESC – Sub-Coordenação de Admissão (SCA). 2.1.10 De igual modo, deverão apresentar a autodeclaração (Anexo IV), os(as) candidatos(as) que se declararem “pessoa pertencente a povos e comunidades tradicionais”.

2.1.11 Anexo V – Tabela de Avaliação do Currículo Lattes preenchida;

2.1.12 l) Anteprojeto de dissertação, contendo título, introdução, objetivos e/ou hipóteses, material e métodos, artigos científicos esperados, estratégia de divulgação científica e impacto na sociedade, referências bibliográficas e cronograma. O anteprojeto NÃO DEVE CONTER O NOME DO CANDIDATO ou qualquer elemento que o permita ser identificado. O vínculo do projeto a outros projetos maiores, com financiamento ou não, deve estar explicitado no corpo do texto.

2.2 Não será permitida a complementação de documentos após o término das inscrições, sendo, portanto, indeferidas as inscrições que apresentarem insuficiência da documentação exigida.

2.3 A homologação das inscrições, com base na análise da documentação apresentada, ficará sob a responsabilidade da Coordenação do PPGBio. A divulgação dar-se-á na secretaria do Programa e no seu endereço eletrônico http://www.ufpb.br/pos/biodiversidade.