PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: JOSÉ MURILO MATIAS HERMINIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ MURILO MATIAS HERMINIO
DATA: 29/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet: https://meet.google.com/onm-decz-jgb
TÍTULO: NÃO DESPERDIÇAR É A INTENÇÃO: UMA ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM A INTENÇÃO EM REDUZIR O DESPERDÍCIO DOMÉSTICO DE ALIMENTOS
PALAVRAS-CHAVES: Desperdício alimentar. Redução. Teoria do comportamento planejado. Marketing Social.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Política e Planejamento Governamentais
RESUMO: O desperdício de alimentos em residências ocorre em quantidades muito maiores do que no ambiente empresarial, contribuindo para a insegurança alimentar e a fome global. Sua redução pode impactar diretamente na diminuição dos efeitos sociais, ambientais e econômicos decorrentes desse problema. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar os fatores que influenciam a intenção de reduzir o desperdício de alimentos em âmbito doméstico. Baseado no referencial teórico apresentado, foi desenvolvido um modelo estrutural utilizando a Teoria do Comportamento Planejado (TCP) como base teórica. O modelo incluiu os construtos fundamentais da TCP (atitude, normas subjetivas e controle comportamental percebido), além de construtos adicionais (autoidentidade, arrependimento antecipado, sentimento de culpa e consciência de sustentabilidade). A estratégia de pesquisa adotada foi um levantamento, com análise dos resultados por meio de uma abordagem quantitativa e a aplicação da técnica de modelagem de equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). A amostra da pesquisa foi composta por 414 participantes maiores de 18 anos. Os procedimentos estatísticos revelaram que cinco hipóteses foram confirmadas, relacionadas à influência da atitude, norma subjetiva, autoidentidade e arrependimento antecipado na intenção dos indivíduos em reduzir o desperdício de alimentos em suas residências. As conclusões deste estudo têm implicações significativas para o desenvolvimento de campanhas de marketing social destinadas a sensibilizar as pessoas sobre a importância de reduzir o desperdício de alimentos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANA DE FATIMA VALENTE BASTOS
Interno - 2760183 - FLAVIO PERAZZO BARBOSA MOTA
Presidente - 1967671 - STEPHANIE INGRID SOUZA BARBOZA