PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de DEFESA: DIEGO JOSÉ GOMES DE OLIVEIRA

DISCENTE: DIEGO JOSÉ GOMES DE OLIVEIRA
DATA: 31/07/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet: https://meet.google.com/kaf-evjg-ynz
TÍTULO: DESAPRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: uma análise da experiência dos alunos de Mestrados Profissionais em Administração
PALAVRAS-CHAVES: Desaprendizagem. Desaprendizagem individual. Competências. Mestrados Profissionais.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: As organizações, sejam elas públicas ou privadas, vêm enfrentando mudanças que atingem profundamente suas estruturas e dinâmicas internas, cujo sucesso é resultado das suas capacidades de responderem às novas demandas que se apresentam. No entanto, o alcance deste fim só é possível através da qualificação das pessoas que fazem parte das organizações, sobretudo os gestores que assumem um papel protagonista no sucesso de qualquer negócio. Tendo isto claro, da mesma forma que as organizações precisam encontrar os melhores profissionais, cabe aos indivíduos buscarem formas de desenvolverem novas competências compatíveis com essas transformações. É nesta dinâmica que estão os Mestrados Profissionais em Administração (MPAs), que são pós-graduações voltadas para a formação de mestres profissionais que ocupam, ou possuem potencial para ocupar, altos cargos de gestão. Por outro lado, para que isto ocorra, cabe ao estudante-profissional assumir uma postura receptiva para novos conhecimentos, pois, caso contrário, o processo de aquisição de novas competências pode não ocorrer. Em outras palavras, quando conhecimentos, convicções ou práticas anteriores passam a atrapalhar ou deturpar a aquisição de novos aprendizados, é preciso desaprender. Neste contexto, esta pesquisa possui o objetivo geral de compreender a relação do processo de desaprendizagem e o desenvolvimento de competências nos alunos dos Mestrados Profissionais em Administração do nordeste brasileiro. A fim de alcançar este propósito, os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: (i) Investigar as competências desenvolvidas pelos alunos-profissionais ao longo do curso; (ii) Analisar as percepções dos alunos profissionais sobre a desaprendizagem; (iii) Avaliar as desaprendizagens vivenciadas pelos alunos-profissionais no decorrer do curso; (iv) Identificar facilidades e barreiras da desaprendizagem em MPAs; (v) Verificar se os alunos identificam vínculos entre as competências desenvolvidas ao decorrer do mestrado e a desaprendizagem. Em relação aos aspectos metodológicos que guiaram a pesquisa, ela se configura como qualitativa básica, quanto a abordagem, de natureza exploratória, cuja coleta de dados ocorreu em dois momentos: a aplicação de um formulário para identificação das competências e o segundo entrevistas com roteiro semi-estruturado, realizadas com discentes de 3 (três) programas de MPAs do nordeste brasileiro. A análise dos dados ocorreu de forma compreensiva-interpretativa, revelando que a desaprendizagem, quando relacionada ao desenvolvimento de competências, apresenta-se através de dois propósitos: primeiro como um meio de adaptação ao contexto que o indivíduo está inserido, através da conscientização e do reconhecimento da necessidade de deixar de lado tudo que pode vir a atrapalhar a aquisição de novas aprendizagens; e segundo ao assumir o papel de criar espaço para a aquisição de novos conhecimentos. As competências mais apontadas como influenciadas pela desaprendizagem foram: “Comunicação”, “Ministrar cursos e palestras”, “Empatia e sensibilidade social”, “Gestão de processos e projetos sob sua responsabilidade”, “Familiaridade com as TICs”, “Flexibilidade e adaptabilidade” e “Proatividade”. Evidenciando que o fenômeno da desaprendizagem colabora com o desenvolvimento de competências técnicas, sociais e comportamentais.
Presidente - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Interno - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO