PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (CCSA - PPGGP)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: LEONARDO CASTRO MOREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO CASTRO MOREIRA
DATA: 31/07/2025
HORA: 13:00
LOCAL: Mini-Auditório I - Prédio da Pós-Graduação do CCSA
TÍTULO: INFLUÊNCIA DOS PERFIS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E FORMATIVOS NO CETICISMO DE AUDITORES-FISCAIS DO TRABALHO NA FISCALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
PALAVRAS-CHAVES: ceticismo profissional; auditoria-fiscal do trabalho; aprendizagem profissional; colaboração interprofissional; equações estruturais.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Política e Planejamento Governamentais
RESUMO: O estudo busca identificar a relação entre as características pessoais, profissionais e formativas do Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT) e o seu nível de ceticismo profissional, tendo como alvo àqueles que fiscalizam o cumprimento da cota mínima legal da aprendizagem profissional. A pesquisa fundamenta-se em uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que abrange três eixos temáticos: fiscalização do trabalho, aprendizagem profissional e ceticismo profissional. Destaca, ainda, desde as primeiras menções ao ceticismo na academia à sua atual abordagem ligada à auditoria externa, encontrando um hiato na produção acadêmica que abordasse o ceticismo profissional no trabalho do AFT.A metodologia adotada é de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, utilizando-se de survey aplicado a AFTs. Os dados foram analisados quantitativamente utilizando a Modelagem de Equações Estruturais com Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM), a partir dos dados oriundos de escalas validadas para mensuração do ceticismo profissional (Hurtt, 2010) e da colaboração interprofissional (Escala Jefferson adaptada). Os resultados indicaram que a colaboração interprofissional é a variável com maior influência positiva e estatisticamente significativa sobre o ceticismo profissional dos AFTs, enquanto as demais características – como tempo de atuação, tempo no serviço público e formação acadêmica – não apresentaram impacto relevante. O estudo contribui para o avanço do conhecimento sobre a atuação dos AFTs, sugerindo que a promoção de ambientes colaborativos pode fortalecer a postura crítica e investigativa desses profissionais, aumentando a eficiência da fiscalização da aprendizagem profissional. Os resultados também estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente as metas 4.4 e 8.6, uma vez que evidenciam o papel estratégico dos AFTs na promoção do trabalho decente e da inclusão produtiva de jovens.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2500920 - CHRISTIANO COELHO
Externo à Instituição - FÁBIO HENRIQUE FERREIRA DE ALBUQUERQUE
Presidente - 2569256 - JOAO MARCELO ALVES MACEDO