PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (CCSA - PPGGP)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: HORVANDA EUNICE FRANCISCO DA SILVA BRAZÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HORVANDA EUNICE FRANCISCO DA SILVA BRAZÃO
DATA: 24/10/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Google meet
TÍTULO: SOB AS PALHAS DO IMBONDEIRO: TECENDO SABERES A PARTIR DA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DE EGRESSOS ANGOLANOS DA UNILAB NO CONTEXTO DA DESCOLONIZAÇÃO CURRICULAR (2014-2024).
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho de conclusão de curso (TCC); Egressos angolanos; Unilab; descolonização curricular.
PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: A produção científica em Angola tem sido historicamente marcada pela colonialidade do saber, com predomínio de matrizes epistemológicas eurocêntricas e marginalização de saberes locais. Nesse contexto, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) surge como espaço inovador de formação superior, orientado à descolonização curricular e à valorização das epistemologias afro diaspóricas, promovendo a cooperação internacional e a formação de sujeitos críticos capazes de articular perspectivas globais e locais. Diante dessa realidade, esta dissertação teve como objetivo analisar de que forma a descolonização curricular da Unilab influenciou as escolhas temáticas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos egressos angolanos, formados entre 2014 e 2024. Para alcançar esse objetivo, adotei uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, estruturada como estudo de caso, articulando análise documental de 13 TCCs, 11 Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e documentos institucionais da Unilab, complementada por entrevistas semiestruturadas com os egressos. A triangulação analítica considerou o que foi pesquisado, com quem se dialogou e como se pesquisou. Os resultados indicam que os TCCs constituem um espaço de disputa epistemológica, com centralidade afrocentrada e pluralidade temática, abrangendo problemáticas socioeconômicas, cooperação internacional e valorização de saberes locais. Concluo que os TCCs dos egressos angolanos da Unilab desempenham papel formativo e político, que fortalece a interculturalidade, consolidando a universidade como território de ciência descolonial que reafirma a relevância da produção científica africana.
MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - ARTEMISA ODILA CANDE MONTEIRO
Interno(a) - 1032744 - JAQUELINE GUIMARÃES SANTOS
Presidente(a) - 1357972 - VICO DENIS SOUSA DE MELO