PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM REDE NACIONAL (PROFSAÚDE)

Banca de DEFESA: ARTHUR CÉSAR GOMES ALADIM

DISCENTE: ARTHUR CÉSAR GOMES ALADIM
DATA: 25/06/2024
LOCAL: Sala Anexa da Direção - Centro de Ciências Médicas
TÍTULO: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL POR AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Educação Permanente, Sáude Bucal, Agente Comunitário de Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Introdução: Os agentes comunitários de saúde (ACS) têm o potencial de trabalhar em colaboração com os profissionais de odontologia da Estratégia Saúde da Família (ESF), estabelecendo uma parceria para educação popular em saúde bucal. Objetivo: O objetivo desta dissertação é compreender as necessidades de educação e desenvolvimento de competências pelos Agentes Comunitários de Saúde vinculados à Unidade de Saúde da Família Felipe Camarão I (Natal/RN) para práticas de promoção da saúde bucal. Métodos: Para alcançar este objetivo, buscou-se identificar as necessidades de educação profissional em saúde bucal percebidas pelos ACS, assim como seus conhecimentos sobre o tema. Na primeira fase da pesquisa, de natureza bibliográfica, foi realizada uma revisão narrativa da literatura, que resultou na elaboração de capítulo de livro digital, enquanto na segunda fase, executou-se estudo empírico de abordagem qualitativa, envolvendo 17 ACS das seis equipes da referida unidade de ESF, em grupos focais, com análise temática de conteúdo das falas. Resultados: A análise temática revelou categorias que podem orientar a construção de estratégias de educação popular em saúde bucal na comunidade. As principais categorias identificadas foram: Conteúdos (temas em saúde bucal e metodologias), conhecimentos (saberes, práticas, aprendizado e motivações) e cenário (usuários e serviço). Os temas mais frequentes foram “cárie” e “higienização dos dentes”, o que era esperado dada a relevância desses assuntos na saúde bucal. Emergiu também a preocupação com recursos escassos para a higienização oral, indicando a necessidade de soluções acessíveis para a comunidade. Demonstrou-se uma compreensão crítico-reflexiva sobre as práticas, reconhecendo a interrelação entre saúde bucal e saúde sistêmica, e a consciência de que a cárie é uma doença socialmente determinada e evitável. Entretanto, eles ainda omitem orientações sobre saúde bucal durante visitas domiciliares, em parte porque se sentem pouco capacitados para essa abordagem. A maior parte dos ACS citou as atividades de educação em saúde nas escolas do bairro como principal forma de aprendizado. A motivação dos ACS para participar de atividades de educação profissional em saúde bucal foi claramente registrada. O cenário foi caracterizado por uma alta demanda reprimida e uma oferta limitada de serviços odontológicos, sendo identificada a cultura da comunidade em relação à fila para obter fichas de atendimento odontológico como um desafio. No capítulo de livro, foram abordados os tópicos: ACS e ação intersetorial; o ACS e os princípios da atenção primária à saúde; perfil profissional do ACS; Saúde bucal e o ACS; e ACS ganhando espaço no seu campo de trabalho. Conclusões: No estudo de campo com grupos focais, os ACS levantaram questões que refletem uma construção crítico-reflexiva sobre as práticas de saúde, visando à transformação das realidades vivenciadas. A motivação dos ACS para participar em atividades de educação em saúde bucal é um recurso valioso que deve ser aproveitado para fortalecer a função desses profissionais e melhorar a saúde bucal da comunidade. Por meio da elaboração do capítulo, foi possível destacar o ACS como um elemento importante na interprofissionalidade da ESF e como mediador entre a comunidade e a equipe de saúde, além de sua função educativa como fatores críticos para o sucesso dessa abordagem.
Interno - 336868 - EDUARDO SERGIO SOARES SOUSA
Presidente - 1117944 - RILVA LOPES DE SOUSA MUNOZ