PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM REDE NACIONAL (PROFSAÚDE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: ARTHUR CÉSAR GOMES ALADIM
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTHUR CÉSAR GOMES ALADIM
DATA: 25/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Anexa da Direção - Centro de Ciências Médicas
TÍTULO: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL POR
AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Educação Permanente, Sáude Bucal, Agente Comunitário de Saúde.
PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Introdução: Os agentes comunitários de saúde (ACS) têm o potencial de trabalhar
em colaboração com os profissionais de odontologia da Estratégia Saúde da Família
(ESF), estabelecendo uma parceria para educação popular em saúde bucal.
Objetivo: O objetivo desta dissertação é compreender as necessidades de educação
e desenvolvimento de competências pelos Agentes Comunitários de Saúde
vinculados à Unidade de Saúde da Família Felipe Camarão I (Natal/RN) para práticas
de promoção da saúde bucal. Métodos: Para alcançar este objetivo, buscou-se
identificar as necessidades de educação profissional em saúde bucal percebidas
pelos ACS, assim como seus conhecimentos sobre o tema. Na primeira fase da
pesquisa, de natureza bibliográfica, foi realizada uma revisão narrativa da literatura,
que resultou na elaboração de capítulo de livro digital, enquanto na segunda fase,
executou-se estudo empírico de abordagem qualitativa, envolvendo 17 ACS das seis
equipes da referida unidade de ESF, em grupos focais, com análise temática de
conteúdo das falas. Resultados: A análise temática revelou categorias que podem
orientar a construção de estratégias de educação popular em saúde bucal na
comunidade. As principais categorias identificadas foram: Conteúdos (temas em
saúde bucal e metodologias), conhecimentos (saberes, práticas, aprendizado e
motivações) e cenário (usuários e serviço). Os temas mais frequentes foram cárie e
higienização dos dentes, o que era esperado dada a relevância desses assuntos na
saúde bucal. Emergiu também a preocupação com recursos escassos para a
higienização oral, indicando a necessidade de soluções acessíveis para a
comunidade. Demonstrou-se uma compreensão crítico-reflexiva sobre as práticas,
reconhecendo a interrelação entre saúde bucal e saúde sistêmica, e a consciência de
que a cárie é uma doença socialmente determinada e evitável. Entretanto, eles ainda
omitem orientações sobre saúde bucal durante visitas domiciliares, em parte porque
se sentem pouco capacitados para essa abordagem. A maior parte dos ACS citou as
atividades de educação em saúde nas escolas do bairro como principal forma de
aprendizado. A motivação dos ACS para participar de atividades de educação
profissional em saúde bucal foi claramente registrada. O cenário foi caracterizado por
uma alta demanda reprimida e uma oferta limitada de serviços odontológicos, sendo
identificada a cultura da comunidade em relação à fila para obter fichas de
atendimento odontológico como um desafio. No capítulo de livro, foram abordados os
tópicos: ACS e ação intersetorial; o ACS e os princípios da atenção primária à saúde;
perfil profissional do ACS; Saúde bucal e o ACS; e ACS ganhando espaço no seu
campo de trabalho. Conclusões: No estudo de campo com grupos focais, os ACS
levantaram questões que refletem uma construção crítico-reflexiva sobre as práticas
de saúde, visando à transformação das realidades vivenciadas. A motivação dos ACS
para participar em atividades de educação em saúde bucal é um recurso valioso que
deve ser aproveitado para fortalecer a função desses profissionais e melhorar a saúde
bucal da comunidade. Por meio da elaboração do capítulo, foi possível destacar o
ACS como um elemento importante na interprofissionalidade da ESF e como
mediador entre a comunidade e a equipe de saúde, além de sua função educativa
como fatores críticos para o sucesso dessa abordagem.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 336868 - EDUARDO SERGIO SOARES SOUSA
Presidente - 1117944 - RILVA LOPES DE SOUSA MUNOZ
Externo à Instituição - WILTON WILNEY NASCIMENTO PADILHA