PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM REDE NACIONAL (PROFSAÚDE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Dissertações/Teses


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2019
Descrição
  • JANDIRA ARLETE CUNEGUNDES DE FREITAS
  • PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ESF SOBRE A INSERÇÃO DA RESIDÊNCIA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE NAS SUAS EQUIPES
  • Data: 31/05/2019
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  • O tema central deste estudo e a insercao da residencia de Medicina de Familia e Comunidade em Unidades Basicas de Saude, analisada na perspectiva de profissionais de equipes da Estrategia Saude da Familia. Os objetivos sao descrever e analisar, esta insercao em seu cenario de pratica, a partir da visao dos trabalhadores destas equipes, assim como a contribuicao desta equipe interprofissional sobre a formacao dos residentes. O modelo da pesquisa foi descritivo, com abordagem qualitativa. Os participantes foram 27 profissionais que fazem parte de cinco equipes inseridas em quatro Unidades Basicas de Saude da cidade de Mossoro-RN (tres enfermeiros, uma tecnica de enfermagem, 21 agentes comunitarios de saude, um tecnico de saude bucal e um auxiliar de consultorio dentario. As entrevistas foram realizadas atraves da tecnica do grupo focal, com gravacao em audio, transcricao posterior e realizacao de analise de conteudo proposta por Bardin. Atraves da analise tematica, emergiram as seguintes categorias: residencia e a sua presenca na equipe, residencia e o processo de trabalho, residencia e a comunidade e residencia e a gestao. A pesquisa permitiu uma analise de diversos aspectos relacionados a insercao e atuacao da residencia nas unidades referidas, ressaltando potencialidades e fragilidades neste processo.
  • RANULFO CARDOSO JUNIOR
  • AVALIAÇÃO DA SUPERVISÃO ACADÊMICA NO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NA PARAÍBA
  • Data: 29/05/2019
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  • A supervisao academica dos medicos vinculados ao Programa Mais Medicos (PMM) para o Brasil e considerada uma estrategia estruturadora do Programa. Entretanto, tem-se pouco conhecimento sobre a supervisao academica na perspectiva dos medicos supervisionados, tampouco se essa difere entre medicos brasileiros e estrangeiros e em que medida a area de atuacao desses profissionais [urbana, rural ou urbana/rural (mista)] influenciou o conceito da referida supervisao Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a referida supervisao na percepcao desses medicos, especificamente, na Paraiba (PMM-PB). Para sua realizacao, utilizou-se metodologia qualitativa documental, a partir do Banco de Dados do inquerito conduzido sobre o PMM-PB, o qual contem informacoes obtidas por questionario semiestruturado sobre a visao deles, no periodo 2015 a 2016. Desse inquerito, foi selecionado um subconjunto de 36 questoes fechadas, dentre as 121 documentadas. Foram pesquisados 251 medicos desse Programa, com faixa etaria entre 25 a 55 anos. As respostas fechadas foram analisadas pelo Chi quadrado e o Teste Exato de Fisher, sendo considerado nivel de significancia de 5% (p< 0,05). A formacao academica tem tempo similar entre os grupos, mas, na pos-graduacao (especializacao ou residencia) na area de saude da familia, os estrangeiros superaram os brasileiros, bem como na experiencia de trabalho na atencao primaria a saude. Com relacao a supervisao academica, independentemente da nacionalidade e da area de atuacao do profissional do PMM-PB, a supervisao academica recebeu conceitos “muito bom e otimo”, atribuidos pela maioria dos medicos do PMM-PB, destacando-se a relacao cordial, a facilidade de acesso ao supervisor, o suporte as decisoes clinicas bem como o seu envolvimento no Programa. Entretanto, foram consideradas insuficientes as acoes da supervisao para resolucao de problemas de gestao.
  • MARIA CELESTE DANTAS JOTHA
  • REPERCUSSÕES CLÍNICAS E SOCIAIS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE INFECÇÃO CONGÊNITA POR ZIKA VÍRUS ACOMPANHADAS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE JOÃO PESSOA JOÃO PESSOA
  • Orientador : CLAUDIO SERGIO MEDEIROS PAIVA
  • Data: 29/05/2019
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  • Em 2015, apos um aumento inesperado do numero de recem-nascidos microcefalicos associados a uma historia materna de doenca exantematica durante a gravidez, foi descoberto um novo membro dos agentes etiologicos responsaveis pelas infeccoes congenita por transmissao vertical: o Virus Zika. A infeccao congenita pelo Zika virus (CVZ), alem da microcefalia, leva a serios compometimentos neurologicos e sistemicos causando um severo atraso no desenvolvimento destas criancas. No presente estudo, foram revisados vinte e nove casos de criancas diagnosticadas com infeccao congenita por Zika virus e microcefalia acompanhados em um centro de referencia na cidade de Joao Pessoa. O trabalho buscou descrever os principais achados clinicos, complicacoes neurologicas e malformacoes congenitas sistemicas presentes nestas criancas e compreender o impacto que a patologia causos na qualidade de vida nas familias. A analise foi feita atraves de exame fisico e neurologico das criancas ao completarem dois anos de vida, revisao de dados de prontuario medico e entrevista dos cuidadores para preenchimento de ficha com questionario semiestruturado contemplando variaveis sociodemograficas e aplicacao de escala para avaliacao da qualidade de vida WHOQOL-Bref. Cinquenta e um por cento das maes relataram a presenca de sintomas sugestivos de Febre do Zika no primeiro trimestre da gravidez. Em relacao as complicacoes neurologicas detectadas, a epilepsia foi a de maior relevancia, afetando 79% dos casos. A alteracao comportamental encontrada com maior frequencia foi a irritabilidade (n=4). Cinquenta e um por cento das criancas apresentaram linguagem no estagio inicial de sons guturais (n=15) e quarenta e um por cento nao apresentavam controle cervical completo (n=12) ao serem avaliadas aos 24 meses de vida, configurando grave atraso no desenvolvimento neurologico esperado para a idade. Noventa e tres por cento dos pacientes apresentaram algum tipo de comprometimento motor. Dentre os acometidos, 100% apresentou padrao motor de tetraparesia espastica. Malformacoes cardiacas, renais e osseas foram as principais encontradas no estudo.(n=9). Em relacao aos dados sociais e de qualidade de vida familiar, os resultados mostram que a genitora exerce o papel de principal cuidador em noventa por cento das familias, fato que motivou 60% das cuidadoras a sair do trabalho e 25% a trancarem os estudos. Houve mudanca na intencao reprodutiva em 55% das familias. Metade das familias analisadas vivenciou alguma situacao de preconceito. A depressao e lombalgia foram os principais sintomas citados pelas cuidadoras e atribuidos as necessidades especiais do cuidado a crianca com Zika virus. Em relacao a renda familiar, a principal fonte de recursos financeiros foi o trabalho informal. Das familias analisadas, quarenta por cento nao possuem a figura paterna inserida no seu nucleo familiar. Em relacao a qualidade de vida, a media dos valores da escala WHOQOL-Bref demostraram valores abaixo de 50% em todos os dominios analisados, demonstrando uma percepcao negativa da qualidade de vida. Apesar do pequeno numero de pacientes analisados, os dados obtidos neste estudo, sugere que CVZ gera um forte impacto emocional, fisico, economico e social no nucleo dessas familias. Os dados do presente estudo visam auxiliar a construcao do conhecimento cientifico sobre a evolucao natural da infeccao congenita por Zika virus com suas repercussoes clinicas e sociais, contribuindo na incorporacao de novas evidencias para melhor descrever a historia natural dessa doenca.
  • LIGIANE MEDEIROS DIÓGENES
  • ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DE MOSSORÓ - RN
  • Data: 30/04/2019
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  • Os estilos de aprendizagem referem-se a maneira preferencial na qual cada individuo recebe e processa uma informacao transformando-a em conhecimento. Essa habilidade e passivel de ser desenvolvida e abrange aspectos cognitivos, afetivos, fisicos e ambientais. Ao aplicar esta questao ao ensino de medicina, a hipotese principal deste estudo foi de que o estilo de aprendizagem predominante nos estudantes de um curso de medicina que emprega metodologias ativas inovadoras difere do estilo de alunos de escolas com metodologias tradicionais. O objetivo deste estudo e analisar comparativamente o perfil de estilos de aprendizagem de estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Seminario (UFERSA) e do curso de medicina da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) nos campi de Mossoro-RN, assim como verificar associacoes entre esta variavel primaria com indices de rendimento escolar e variaveis sociodemograficas. Realizou-se estudo observacional e transversal de abordagem quantitativa, com autoadministracao do Inventario de Estilos de Aprendizagem de Kolb a 80 alunos da UERN e 60 da UFERSA cursando os dois primeiros anos da graduacao. O registro do Coeficiente de Rendimento Academico (CRA), a media do Exame Nacional do Ensino Medio (ENEM) e a renda familiar mensal (RFM) foram feitos atraves do autorrelato. A idade variou de 18 a 39 anos, com media e desvio-padrao de 23,2 (±4,4) anos, 54,3% do sexo feminino. O estilo de aprendizagem mais frequente foi o convergente (47,8%), seguido pelo assimilador (32,8%), o menos frequente foi divergente (5%). Nao houve diferencas na distribuicao dos tipos de estilo de aprendizagem entre os estudantes das duas escolas pesquisadas. Observou-se que o CRA, as notas do ENEM e a RFM nao divergiram entre os grupos de alunos classificados em relacao ao estilo de aprendizagem. As notas do Enem se associaram ao CRA (p=0,041) e a idade (p=0,001). Os achados do presente estudo nao corroboram, portanto, a hipotese de que haveria associacao entre rendimento academico expresso pelo CRA e nota do Enem e estilos de aprendizagem na amostra. As preferencias de estilo de aprendizagem sao discordantes de resultados de pesquisas recentes. Contudo, ha grande variabilidade na literatura que, nao obstante, confirma o achado de que todos os estilos estiveram presentes em diferentes proporcoes. As hipoteses deste estudo nao foram corroboradas pelos resultados, que revelaram que o estilo de aprendizagem nao diferiu entre os alunos das duas escolas publicas de medicina de Mossoro que usam diferentes metodologias de ensino, assim como pela ausencia de evidencias de associacoes entre estilos de aprendizagem e indices de rendimento escolar e variaveis sociodemograficas. Espera-se que os resultados possam contribuir para o reconhecimento dos estilos de aprendizagem no contexto da educacao medica fornecendo aos discentes, docentes e coordenadores informacoes que favorecam o aperfeicoamento do processo de ensino e aprendizagem nesse momento desafiador de implantacao de novas metodologias.
  • ALEXANDRE JOSE DE MELO NETO
  • FATORES ASSOCIADOS À INTENÇÃO DE PERMANECER TRABALHANDO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE ENTRE OS MÉDICOS BRASILEIROS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NA PARAÍBA
  • Data: 29/04/2019
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  • Como acontece em varios outros paises, no Brasil ha desigualdades regionais e sociais na distribuicao de profissionais medicos, fato que compromete a ampliacao da Estrategia Saude da Familia (ESF). O Programa Mais Medicos (PMM) tem como objetivo suprir esta carencia e tem conseguido sucesso neste processo, porem e incerto se, excluidas as caracteristicas do PMM, os medicos ainda permanecerao na APS. Este estudo identifica caracteristicas relacionadas ao PMM e ao trabalho dos medicos, que aumentam a sua intencao de permanecer trabalhando na APS apos o termino do programa. Metodologia: Trata-se de estudo observacional, transversal, quantitativo, descritivo e analitico, a partir de um banco de dados formado de um questionario online aplicado aos medicos pertencentes ao PMM, na Paraiba, entre dezembro de 2015 e setembro de 2016. Foi realizada analise descritiva, por meio de medias e desvios-padrao, frequencias absolutas e proporcoes. Para a identificacao das variaveis associadas a intencao de permanecer trabalhando na APS apos o programa, calculou-se a razao de prevalencia (RP), atraves do modelo de Poisson, construindo um modelo multivariado. Resultados: Os resultados sao apresentados em 2 artigos. O primeiro aponta, a partir da avaliacao dos medicos, unidades de saude com estrutura fisica, medicamentos e insumos que ainda podem ser melhorados; equipes de saude completas, com vinculos empregaticios frageis, desenvolvendo processos de trabalho dinamicos com planejamento e atividades em grupo; e fragilidade no eixo tecnico-pedagogico das equipes de apoio matricial. Apesar das dificuldades, observa-se a intencao de 83,5% dos medicos (brasileiros e estrangeiros) de permanecerem trabalhando na APS apos o PMM. O segundo artigo aponta que especificamente entre os brasileiros, 78,4% dos medicos tem a intencao de permanecer trabalhando na APS apos o PMM. Observa-se relacao direta entre esta intencao e o aumento da idade dos medicos e de seu tempo de formacao; ter se graduado em outro pais e ter tido boa experiencia com a supervisao do PMM; estar satisfeito com a gestao municipal; e ter interesse em ser preceptor e/ou fazer a Residencia de Medicina de Familia e Comunidade. Consideracoes Finais: O estudo oferece elementos importantes sob a perspectiva dos medicos para varios dos elementos do PMM. Estes dados indicam a importancia para os gestores em saude de qualificar a rede, de forma a reter a presenca de bons profissionais de saude e garantir uma APS de qualidade para a populacao. Os dados permitem ainda avaliar o PMM enquanto politica publica, contribuindo para a qualificacao das politicas de provimento de profissionais de saude para a APS e o SUS como um todo.
  • PHILIPE MENESES BENEVIDES
  • AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS MÉDICOS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS
  • Data: 29/04/2019
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  • A escassez de medicos e sua ma distribuicao no Brasil fazem parte do conjunto de desafios para a qualificacao do Sistema Unico de Saude. O Programa Mais Medicos foi instituido buscando-se garantir o efetivo provimento de medicos para as areas prioritarias e reducao das desigualdades regionais. Para garantir a atracao e a fixacao de medicos na Atencao Basica em longo prazo, faz-se necessario estudar a satisfacao destes com o Programa Mais Medicos, a fim de oferecer subsidios para a tomada de decisao dos gestores para acoes futuras com esses fins. Assim, o presente estudo tem como objetivo identificar quais fatores de satisfacao sao mais bem avaliados e quais influenciam na satisfacao geral do medico com PMM no estado da Paraiba. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa a partir de dados secundarios oriundos de um instrumento de avaliacao de satisfacao do medico inserido no Programa Mais Medicos no estado da Paraiba. Este instrumento gerou banco de dados com dados de 249 respondentes, cujos resultados deram origem a analises divididas em dois artigos. No primeiro artigo, a partir de uma analise descritiva e exploratoria do banco, destaca-se que a avaliacao do trabalho dos medicos nos programas demonstra bom nivel de satisfacao, com alta indicacao de permanencia no programa e no trabalho na Atencao Basica. No segundo artigo, a partir da modelagem de equacoes estruturais, e proposto um modelo explicativo da satisfacao do medico do PMM, a partir do qual se observa 49 variaveis indicadoras agrupadas em 6 dimensoes: medicamentos, estrutura, aspectos do Programa Mais Medicos, apoio, impressos e equipamentos. O presente estudo verificou, assim, quais itens mais bem avaliados e estrutura fatorial de um questionario estrategico para outros pesquisadores estudarem a satisfacao do medico que atua em sistemas de saude. Possibilita tambem a gestores buscarem formas de diminuir a rotatividades de profissionais de saude, conseguindo menores custos e oferta de melhor cuidado a saude de uma populacao.
  • ANA FLAVIA SILVA AMORIM ARRUDA
  • AVALIAÇÃO DAS REDES DE SAÚDE ATRAVÉS DA VISÃO DOS MÉDICOS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS DO BRASIL NA PARAÍBA
  • Data: 25/04/2019
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  • Redes de Atencao a Saude sao arranjos organizativos de acoes e servicos de saude, de diferentes densidades tecnologicas, que integradas por meio de sistemas de apoio tecnico, logisticos e de gestao, buscam garantir a integralidade do cuidado (BRASIL, 2010). O trabalho de saude no formato de Redes e internacionalmente reconhecido como um modelo eficaz quando se pensa em promover saude integralmente e tambem quando se faz necessario equalizar a distribuicao dos servicos em grande area populacional ou territorial com responsabilidade sanitaria e economica. Desenvolver o principio da integralidade foi e continua a ser um grande desafio enfrentado pelo Estado; desafio este, entre outros aspectos, muito relacionado a dificuldade de acesso aos servicos ofertados e a necessidade de coordenacao do cuidado, que implica em permanente comunicacao entre os servicos; para o qual necessitamos de uma atencao primaria funcionante e robusta. O presente trabalho buscou, atraves da visao dos profissionais do Programa mais medicos do Brasil no estado da Paraiba, desenhar o acesso as redes de atencao a saude no estado da Paraiba. Foi possivel tambem desenvolver o perfil socio demografico dos profissionais atuantes no programa assim como caracterizar atraves da impressao destes profissionais, tanto o acesso as redes por macrorregiao de saude quanto a existencia de hierarquizacao do trabalho em saude
  • EDENILSON CAVALCANTE SANTOS
  • AVALIAÇÃO DO ATRIBUTO ACESSO DOS USUÁRIOS HIPERTENSOS A UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
  • Data: 15/02/2019
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  • A Atencao Primaria a Saude (APS) se apresenta como uma estrategia de reorganizacao do modelo de atencao a saude. O advento da Estrategia Saude da Familia (ESF) aprofundou a responsabilidade sanitaria de equipes de Saude da Familia cujo trabalho se fundamenta em ser referencia de cuidados para a populacao adscrita. A qualidade dos servicos de saude deve ser medida com instrumentos validos e fidedignos. A necessidade do cuidado as pessoas portadoras de Hipertensao Arterial Sistemica (HAS) tem impulsionado a formulacao e implementacao de politicas publicas de saude para o enfrentamento dessas doencas. A presente pesquisa objetivou avaliar o atributo essencial acesso da APS atraves da aplicacao do instrumento PCATool-Brasil versao Adulto aos usuarios hipertensos acompanhados por equipe de Saude da Familia em uma Unidade Basica de Saude do municipio de Campina Grande-PB. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, de natureza observacional, descritiva do tipo transversal. Foram utilizados os itens A, B e C do instrumento para entrevistar 66 pessoas. Os dados coletados foram analisados indutivamente atraves da analise de conteudo produzido a partir da aplicacao do instrumento, verificando e testando as associacoes entre variaveis e se adotou o nivel de significancia de 5% (p<0,05). A analise dos dados foi feita inicialmente com o calculo dos escores obtidos. Esta pesquisa mostrou que os hipertensos atendidos na UBS estudada avaliaram como satisfatorios o Grau de Afiliacao e a Utilizacao do servico de saude, e como insatisfatorio a Acessibilidade. O Escore Essencial do atributo Acesso de Primeiro Contato alcancou uma pontuacao considerada adequada. Os resultados encontrados neste estudo foram concordantes aos observados na literatura consultada. Constatou-se que a acessibilidade apresenta fragilidades em diversos servicos de saude, inclusive no local deste estudo. Conclui-se que o acesso dos hipertensos na UBS analisada encontra-se adequado segundo os parametros do PCA Tool. Entretanto, e valido salientar que avalicoes deste tipo devem fazer parte da rotina dos servicos de saude para que as debilidades sejam identificadas com a finalidade de que a APS exerca de forma plena os seus atributos.
2018
Descrição
  • PAULA FALCÃO CARVALHO PORTO DE FREITAS
  • EDUCAÇÃO PERMANENTE OU INTERMITENTE?
  • Data: 20/12/2018
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  • O trabalho em questao teve como objetivo analisar a implementacao da Politica Nacional de Educacao Permanente em Saude (PNEPS) na Atencao Primaria a Saude (APS) na cidade de Campina Grande, na Paraiba (PB). Para tanto, o estudo foi desenvolvido utilizando-se duas estrategias. A primeira foi realizada por meio de uma revisao na literatura atraves de pesquisas nas bases de dados SciELO, utilizando os seguintes Descritores em Ciencias da Saude (DeCS): Educacao permanente; Atencao Primaria a Saude; Telessaude. Para selecao dos artigos foram estabelecidos os seguintes criterios: artigos em portugues, ingles ou espanhol, com restricao a producao nacional, com titulo relacionado a PNEPS na APS, a partir de 2010 porque, no Brasil, a PNEPS foi iniciada em 2004 e revisada em 2009. A segunda estrategia de analise da politica se deu por meio da avaliacao de sua implementacao em Campina Grande/PB atraves de um questionario aplicado aos medicos da Estrategia de Saude da Familia (ESF). Como resultados obtidos, foram redigidos dois artigos que foram submetidos a Revista Pan-Americana de Saude da Organizacao Pan-Americana de Saude (OPAS). O primeiro seguiu as regras de um artigo de opiniao que concluiu que a PNEPS implementada seria capaz de produzir dialogo e cooperacao entre os profissionais, entre os servicos e entre a gestao, atencao, formacao e controle social, para que essas areas se potencializassem e ampliassem a capacidade de todos para enfrentar e resolver problemas com qualidade. Tambem contribuiria para a analise da equipe a respeito de suas proprias relacoes e de seu processo de trabalho, que e atravessado por instituicoes diversas. O segundo artigo mostrou que apenas 31% dos medicos de Campina Grande que trabalham na Estrategia de Saude da Familia (ESF) conheciam a PNEPS, e apenas um tinha lido realmente a portaria em questao, apesar de apresentar dificuldades para sua utilizacao como todos os outros. Semelhante ao cenario nacional, nao ha apoio da gestao local, o que pode corresponder a questoes micropoliticas, alem de questoes relacionadas a formacao destes profissionais que nao sao expostos ao cotidiano da APS de modo satisfatorio durante a graduacao, o que prejudica a pratica de uma atitude critico-reflexiva necessaria ao agir em saude.
  • MELINA PEREIRA FERNANDES
  • ESTUDO DO TEMPO ENTRE O DIAGNÓSTICO E O INÍCIO DO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM CÂNCER EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DA PARAÍBA
  • Data: 14/12/2018
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  • Essa dissertacao trata-se de um estudo transversal retrospectivo, descritivo, com abordagem quantitativa, atraves da analise de prontuarios e banco de dados do Hospital Napoleao Laureano, referencia no tratamento de cancer na Paraiba. A populacao constitui-se de todos os casos de criancas de 0 a 18 anos, com diagnostico de cancer. O presente estudo pretende avaliar o tempo entre o diagnostico e o inicio do tratamento das criancas com cancer no Estado na Paraiba, no periodo de junho/2013 a junho/2017, bem como o cumprimento da Lei n° 12.732 para os pacientes pediatricos oncologicos. Quanto ao tempo de intervalo entre o diagnostico e o inicio do tratamento, optamos por separar os pacientes em 2 grupos: tumores hematologicos (Leucemias e Linfomas) e tumores solidos (os demais), que correspondem a 104 e 112 criancas, respectivamente. As criancas com tumores hematologicos apresentaram uma media de 6,1 dias (±9,5), mediana de 2 dias (Percentis 0 – 07) com valor minimo de 0 dias e maximo de 37 dias. As criancas com tumores solidos apresentaram uma media de 18,6 dias (±16,6) entre o diagnostico e o inicio do tratamento, mediana de 14 dias (Percentis 07 – 26) com valor minimo de 0 dias e maximo de 77 dias. Observamos em nosso estudo que 98% das criancas iniciaram seu tratamento antes de 60 dias. Com base nesses resultados e das caracteristicas peculiares do cancer infantojuvenil, sugere-se reduzir o tempo maximo do inicio do tratamento preconizado pela Lei 12.732 para este grupo de pacientes.