PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM REDE NACIONAL (PROFSAÚDE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: EVELINE EMILIA DE BARROS DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVELINE EMILIA DE BARROS DANTAS
DATA: 22/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala da Diretoria do CCM - 1° andar do CCM
TÍTULO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS RESIDENTES EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA/PB
PALAVRAS-CHAVES: Acidentes por quedas, Idosos, Educação em Saúde, ILPI, Prevenção.
PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Medicina Preventiva
RESUMO: Introdução: A educação em saúde voltada aos idosos pode desempenhar um papel fundamental na prevenção de agravos à sua saúde e promoção de estilos de vida mais saudáveis. As quedas acidentais em residentes de instituições de longa permanência para Idosos (ILPI) são um problema de saúde pública, pelo contexto de fragilidade social e de saúde, aumento d o risco de quedas e suas consequências. Objetivo: O objetivo geral desta dissertação foi avaliar a existência e os tipos de ações de educação em saúde com foco na prevenção de quedas para idosos residentes em duas ILPI filantrópicas da cidade de João Pessoa-PB, o Lar da Providência Carneiro da Cunha e a Casa da Divina Misericórdia. Métodos: Na primeira fase da pesquisa, de natureza bibliográfica, foi realizada revisão narrativa da literatura, que resultou na publicação de capítulo de livro digital, enquanto na segunda fase, executou-se estudo observacional nas referidas ILPI, o que possibilitou a elaboração de um artigo original. Na pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas estruturadas com 31 residentes, independentemente da existência de histórico de quedas, por meio de formulário elaborado pela autora, além de revisão de prontuários de 24 idosos que sofreram quedas no último ano. Resultados: Foi abordada a importância da educação em saúde voltada à prevenção de quedas e dirigidas aos idosos residentes, assim como de educação permanente e capacitação de profissionais das ILPI para implementação de medidas preventivas em âmbito local, onde estratégias eficazes incluem avaliação periódica do risco de quedas, adaptação do ambiente para torná-lo mais seguro e promoção de atividade física. Na pesquisa empírica realizada nas ILPI, a amostra entrevistada foi predominantemente do sexo feminino, entre 80 e 89 anos, funcionalmente independente segundo autoavaliação; 87% responderam que caminhavam sem auxílio, com ajuda de dispositivos ou de terceiros, enquanto 30% responderam que sofreram quedas no ano anterior. Observou-se que 41,9% referiram participação em atividades educativas sobre prevenção de quedas na ILPI, sobretudo palestras; 70% consideraram importantes as atividades educativas para prevenção de quedas, enquanto 40% afirmaram que foram orientados sobre tais medidas, porém a maioria não soube responder a perguntas sobre fatores de risco e orientações pertinentes. Conclusões: Houve identificação de ocorrência de ações educativas e pouco consistentes nas ILPI, com insuficiente retenção de orientações pelo baixo nível de conhecimento dos residentes sobre risco e prevenção de quedas. Houve interesse da maioria em atividades de educação para a prevenção de quedas, o que pode indicar seu engajamento em um futuro plano de educação para aumentar sua literácia funcional no que diz respeito a acidentes evitáveis nas ILPI. Os resultados da revisão e do estudo de campo destacam a importância da educação em saúde centrada nas pessoas idosas sobre prevenção de quedas nas ILPI, com necessidade de ações educativas mais frequentes e consistentes para fortalecer o conhecimento e a adoção de medidas preventivas, empregando-se metodologias ativas e apropriadas para seu ciclo de vida e contexto institucional. Este Trabalho de Conclusão de Mestrado é fruto do Programa de Pós-graduação strictu sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1117944 - RILVA LOPES DE SOUSA MUNOZ
Interno - 336868 - EDUARDO SERGIO SOARES SOUSA
Interno - 1679220 - VALDEREZ ARAUJO DE LIMA RAMOS
Externo ao Programa - 1860347 - BERLA MOREIRA DE MORAES