CCM - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM REDE NACIONAL (PROFSAÚDE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE CÂNDIDO DE CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE CÂNDIDO DE CASTRO
DATA: 29/08/2025
HORA: 15:30
LOCAL: Videoconferência pelo Google Meet: https://meet.google.com/gii-qqea-fyq
TÍTULO: APRENDER E ENSINAR COMUNICAÇÃO CLÍNICA NA RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE: Um Olhar sobre Residentes e Preceptores
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Primária à Saúde. Habilidades de Comunicação Clínica. Medicina de Família e Comunidade. Educação Médica. Matriz SWOT.
PÁGINAS: 72
RESUMO: A Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil impõe desafios complexos, demandando dos profissionais não apenas competência técnica, mas também habilidades sólidas de comunicação clínica (HCC) para lidar com demandas clínicas, psicossociais e administrativas. A comunicação eficaz fortalece a relação médico-paciente, favorece a adesão terapêutica e aumenta a satisfação com o cuidado. Apesar de iniciativas da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) para orientar o ensino das HCC, estudos nacionais apontam que sua aplicação, especialmente na Residência em Medicina de Família e Comunidade (RMFC), carece de padronização. Este estudo objetiva avaliar o ensino das HCC na RMFC, identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (matriz SWOT) a partir das percepções de residentes e preceptores. Trata-se de pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem mista. A vertente qualitativa buscará compreender experiências e significados atribuídos ao processo ensino-aprendizagem; na quantitativa, será utilizado um questionário estruturado com questões fechadas e escala Likert para caracterizar as percepções dos participantes. Será adotada uma abordagem metodológica mista, qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório-descritivo. Os participantes deste estudo serão preceptores e residentes que atuam no PRM-UFPB e Faculdade de Ciências Médicas – AFYA (FCM/AFYA). As entrevistas serão gravadas, transcritas integralmente e analisadas por meio da técnica de análise temática, conforme proposta por Bauer, Gaskell e Allum (2007), que permite a identificação, organização e interpretação de padrões de sentido a partir dos dados. A análise será triangulada com os dados obtidos na oficina SWOT, favorecendo a construção de uma visão ampliada sobre o fenômeno investigado.Espera-se identificar a importância atribuída às HCC, os desafios e potencialidades no seu ensino, bem como as estratégias pedagógicas adotadas, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais (2014) e do Consenso ABEM (2022). A análise pretende subsidiar propostas para padronização e fortalecimento do ensino das HCC, considerando especificidades territoriais e socioculturais, e contribuir para a qualificação da formação médica em APS na realidade nordestina.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1117944 - RILVA LOPES DE SOUSA MUNOZ
Interno - 1679220 - VALDEREZ ARAUJO DE LIMA RAMOS
Externo à Instituição - MARIA ROSILENE CÂNDIDO MOREIRA