CCM - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM REDE NACIONAL (PROFSAÚDE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELA LIRA TEIXEIRA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELA LIRA TEIXEIRA
DATA: 29/08/2025
HORA: 13:00
LOCAL: Videoconferência pelo Google Meet: https://meet.google.com/gii-qqea-fyq
TÍTULO: USO DE FEEDBACK FORMATIVO POR PRECEPTORES DE RESIDENTES DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE EM JOÃO PESSOA - PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação Médica; Preceptoria; Aprendizagem Ativa; Feedback Formativo
PÁGINAS: 57
RESUMO: A formação em saúde vem incorporando modelos que valorizam a integralidade do cuidado e o aprendizado ativo, nos quais o preceptor atua como facilitador essencial no desenvolvimento profissional. Nesse cenário, a avaliação formativa ganha destaque, tendo o feedback formativo como ferramenta-chave para orientar o estudante sobre seu progresso, favorecer a autoanálise e promover ajustes contínuos. Apesar de seu potencial, sua prática enfrenta desafios como barreiras de comunicação, falta de capacitação específica, receio de comprometer o relacionamento com residentes e alta pressão assistencial. Este estudo busca responder: como preceptores de Medicina de Família e Comunidade (MFC) em João Pessoa-PB utilizam o feedback formativo na avaliação de residentes e quais são as percepções sobre sua eficácia na aprendizagem?
O objetivo geral é analisar o uso do feedback formativo por preceptores na avaliação de residentes de MFC, considerando perfil, práticas e fatores que influenciam sua aplicação. Especificamente, pretende-se caracterizar o perfil dos preceptores; descrever práticas de feedback; compreender percepções de preceptores e residentes sobre qualidade e impacto; identificar facilitadores e barreiras; e propor estratégias pedagógicas de aprimoramento.
Trata-se de estudo exploratório-descritivo, com abordagem mista. A fase quantitativa utilizará questionário online para levantamento de perfil e práticas. A fase qualitativa envolverá grupos focais com preceptores, cujos dados serão analisados por meio de análise de conteúdo.
A relevância da pesquisa está na necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o feedback formativo na residência em MFC. Espera-se subsidiar estratégias para qualificação da preceptoria e do processo avaliativo, resultando em produto técnico, como intervenção educativa ou oficina pedagógica para o aprimoramento das habilidades dos preceptores.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1117944 - RILVA LOPES DE SOUSA MUNOZ
Interno - 336868 - EDUARDO SERGIO SOARES SOUSA
Externo ao Programa - 1788473 - MARCOS OLIVEIRA DIAS VASCONCELOS