PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: IZAIAS DA SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZAIAS DA SILVA
DATA: 22/08/2024
HORA: 13:30
LOCAL: Plataforma Google Meet - meet.google.com/wki-qmsb-fzc
TÍTULO: HQS E O ENSINO DE HISTÓRIA: Uma leitura da representação do negro no panorama do Segundo Reinado Brasileiro
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; HQ; Relações Étnico-Raciais; Representação; Linguagens e Narrativas Históricas
PÁGINAS: 26
RESUMO: A utilização das histórias em quadrinhos como recurso didático em aulas de História tem se tornado cada vez mais frequente, não só por seu potencial dinâmico, mas também pela acessibilidade que o seu gênero textual oferece. Sabendo disso, objetiva-se com esse trabalho, estabelecer uma análise reflexiva em torno do debate étnico racial, que atravessa a construção de representações históricas do negro na sociedade Imperial brasileira, mais precisamente o Segundo Reinado, de modo a contribuir com uma educação antirracista. A intenção é utilizar a HQ, enquanto recurso didático - imagens e textos -, no ensino de História, tomando como norte a crítica em torno da colonialidade do saber e do poder. A Lei 10.639/03, enquanto um dos marcos da Educação Básica, apresenta-se como indicativo de epistemologias e pedagogias contra hegemônicas, em especial quando aponta para o ensino de História, suscitando um compromisso e valorização de conhecimento e ações em torno de grupos e indivíduos historicamente subalternizados, como é o caso de parte dos alunos(as) assistidos pela Escola de Referência Jarina Maia, advindos da Comunidade Quilombola de Brejinho. O uso de HQs justifica-se, na medida em que surge a necessidade de aprofundamento da compreensão dos conteúdos das aulas de História, de forma dinâmica e atrativa para os discentes, bem como enquanto suporte para o ensino de História e das relações étnico raciais. O produto, vem a ser a construção de uma sequência didática, tendo como suporte o uso das HQs no ensino de história, com vista a estabelecer (re)leituras por parte dos discentes, quanto a representação do negro investida na História do século XIX brasileiro. O trabalho segue amparado na linha Linguagens e Narrativas Históricas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3157318 - ITACYARA VIANA MIRANDA
Interno - 1545438 - ANGELO EMILIO DA SILVA PESSOA
Externo à Instituição - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA