PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: ELINAIDE FABRICIO DE ARAUJO BARBOSA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELINAIDE FABRICIO DE ARAUJO BARBOSA
DATA: 27/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet - meet.google.com/ots-xicm-noh
TÍTULO: PATRIMÔNIO CULTURAL E ENSINO DE HISTÓRIA: RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA NA COMUNIDADE CRUZ DA MENINA, DONA INÊS PB
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Educação antirracista; Patrimônio cultural; Identidade quilombola; Saberes históricos no espaço escolar.
PÁGINAS: 144
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO: Os quilombos são um símbolo de resistência negra, atravessados por uma história de
escravidão no país. Na contemporaneidade, podem ser apreendidos pela dinâmica e complexa
relação com seus territórios, culturas e patrimônio histórico, no curso de formação de
identidades e luta por cidadania. O trabalho com o Quilombo Cruz da Menina, Dona Inês
PB, justifica-se pelo fato de que estudar a comunidade, é, pois, contribuir com a constituição
de uma memória/história negra, de enfrentamento e ressignificação da narrativa eurocêntrica.
Para além, é, pois, constituir espaços em torno do fortalecimento das identidades quilombolas,
dos discentes assistidos pela Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador Humberto
Lucena, uma vez que há uma problemática real em torno dos corpos negros, sendo o ambiente
escolar, muitas das vezes, local de (re)produção de preconceitos. O objetivo traçado visa
contribuir com o fortalecimento da Educação Patrimonial e Educação Antirracista, tomando
como ponto de partida o estudo do patrimônio material da Comunidade Quilombola Cruz da
Menina, de modo a abordar aspectos da memória, territorialidade e a arte. Acerca do suporte
teórico, tem-se nos conceitos de memória, patrimônio histórico, quilombo e identidade, a base
da pesquisa. Enquanto metodologia apresenta-se como um estudo de caráter qualitativo,
documental e de revisão bibliográfica. O produto, Catálogo de Cores, volta-se para uso na
segunda fase do ensino fundamental, tendo como tema o patrimônio material quilombola,
através de registro fotográfico e sua descrição, de maneira a projetar a memória transmitida,
absolvida e interpretada por meio de objetos, edificações, esculturas e vestimentas. Essa
proposta didática se situa na linha de pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar, e tende
ao diálogo do patrimônio histórico local, o ensino de História e a valorização das identidades
negras, tomando como referência o patrimônio, o quilombo e os quilombolas da Cruz da
Menina.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3157318 - ITACYARA VIANA MIRANDA
Interno - 2501989 - NAYANA RODRIGUES CORDEIRO MARIANO
Externo ao Programa - 1791190 - ROSEANE MARIA DE AMORIM