PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: IZAIAS DA SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZAIAS DA SILVA
DATA: 25/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet - meet.google.com/xha-krkb-doz
TÍTULO: HQS E O ENSINO DE HISTÓRIA: uma leitura da representação do negro no panorama do segundo reinado brasileiro
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; HQ; Relações Étnico-Raciais; Representação; Saberes Históricos no Espaço Escolar.
PÁGINAS: 187
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO: A utilização das histórias em quadrinhos como recurso didático em aulas de História tem se tornado cada vez mais frequente, não só por seu potencial dinâmico, mas também pela acessibilidade que o seu gênero textual oferece. Sabendo disso, objetiva-se entender determinados papeis sociais ocupados pelos negros no Império Brasileiro e como isso pode servir de reflexão para a constituição da identidade negra na atualidade. Tendo no ensino de História um espaço de problematização da temática étnico-racial e nas Histórias em Quadrinhos (HQs) um meio possível de se estabelecer análises. A intenção é utilizar a HQ, enquanto recurso didático ‒ imagens e textos ‒, no ensino de História, tomando como norte a crítica em torno da colonialidade do saber e do poder. A Lei nº 10.639/03, enquanto um dos marcos da Educação Básica, apresenta-se como indicativo de epistemologias e pedagogias contra hegemônicas, em especial quando aponta para o ensino de História, suscitando um compromisso e valorização de conhecimento e ações em torno de grupos e indivíduos historicamente subalternizados, como é o caso de parte dos alunos(as) assistidos pela Escola de Referência Jarina Maia, advindos da Comunidade Quilombola de Brejinho- João Alfredo-PE. O uso de HQs justifica-se na medida em que serve de suporte para o ensino de História e das relações étnico raciais, de forma a acionar a imagem e os balões de fala como recursos imagéticos, que venham a contribuir com a apreensão do conteúdo estudado. O produto vem a ser a construção de uma sequência didática, tendo como suporte o uso das HQs no ensino de História, com vista a estabelecer (re)leituras por parte dos discentes, quanto à representação do negro investida na História do século XIX brasileiro. O trabalho segue amparado na linha Saberes Históricos no Espaço Escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1545438 - ANGELO EMILIO DA SILVA PESSOA
Presidente - 3157318 - ITACYARA VIANA MIRANDA
Externo à Instituição - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA