PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DA CONCEICAO MARCOLINO RIBEIRO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DA CONCEICAO MARCOLINO RIBEIRO
DATA: 28/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet - meet.google.com/sax-mvbg-nty
TÍTULO: Patrimônio Negro em Areia/Pb: Caminhos para Educação Étnico-Racial
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Educação Patrimonial; Educação Étnico-Racial; Areia-PB; Saberes históricos no espaço escolar
PÁGINAS: 72
RESUMO: Essa pesquisa tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento do Ensino de História em diálogo com a perspectiva da Educação Étnico-racial, tendo por caminho o Patrimônio Histórico Cultural Negro da cidade de Areia-PB e a relação dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental com seu território. Trabalhar com o patrimônio negro da/na cidade, é, pois, uma tentativa de ressignificar as narrativas históricas, fortalecer identidades e representações de grupos e indivíduos no espaço e tempo. A pesquisa justifica-se, pela necessidade de evidenciar uma outra face da História da cidade, isso em interlocução do ensino de História e o debate étnico-racial, tendo como base a Lei 10.639/03, sendo o patrimônio cultural negro, ferramenta didático pedagógica do processo ensino aprendizagem. No que pese aos referenciais teóricos, conceitos tais como: memória, patrimônio, identidade, representação e educação étnico-racial. A ideia é de promover um ensino de História atento às nuances do Patrimônio Histórico e Cultural Negro de Areia, de modo ao estabelecimento de novas rotas de saberes, olhares e percepções do território da cidade. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, em diálogo com a metodologia de pesquisa documental, dentre os quais destacamos: leis gerais da educação nacional/estadual/municipal, atravessadas pelo referencial étnico-racial; livros de memorialistas; e fotografias. O produto final apresenta-se no formato de um mapa interativo, contendo duas rotas: Centro Histórico Afro e Territórios Negros. Construir um mapa interativo do patrimônio negro de Areia, dialogando com o ensino de História é estratégia que ultrapassa as fronteiras da sala de aula formal, sendo a rua o espaço de aprendizagens, ademais da provável promoção e valorização da dinâmica do afroturismo no município. Esse é um trabalho integrado ao Mestrado Profissional em Ensino de História PROFHISTÓRIA/UFPB, na linha de pesquisa, Saberes Históricos no Espaço Escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1667043 - ANDREA GIORDANNA ARAUJO DA SILVA
Presidente - 3157318 - ITACYARA VIANA MIRANDA
Interno - 1219260 - YAN SOARES SANTOS