PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: ELINAIDE FABRICIO DE ARAUJO BARBOSA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELINAIDE FABRICIO DE ARAUJO BARBOSA
DATA: 19/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet - meet.google.com/die-kqgp-qno
TÍTULO: PATRIMÔNIO CULTURAL E A RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA NA COMUNIDADE CRUZ DA MENINA, DONA INÊS- PB
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Educação Antirracista; Patrimônio Cultural; Identidade Quilombola; Saberes históricos em diferentes espaços de memória
PÁGINAS: 49
RESUMO: Os quilombos são um símbolo de resistência negra e que por todo o Brasil, podemos identificar presença de suas comunidades. Atravessados por uma história iniciada pelo processo de escravidão, os quilombos, na contemporaneidade, podem ser apreendidos pela dinâmica e complexa relação com a criação de seus territórios, culturas, patrimônio material e imaterial no curso de formação de identidades e luta por cidadania. Nessa direção, justifica-se o tema e objeto selecionado para pesquisa, comunidade quilombola Cruz da Menina, Dona Inês PB, pelo fato de que estudar a comunidade, é, pois, contribuir com a constituição de uma memória/história negra no país, de enfrentamento e ressignificação da perspectiva eurocêntrica, levando em consideração a decolonialidade do saber. O objetivo traçado visa contribuir com o fortalecimento da Educação Patrimonial e Educação Antirracista, tomando como ponto de partida o estudo do patrimônio cultural material da Comunidade Quilombola Cruz da Menina, de modo a abordar aspectos da memória, territorialidade e a arte. Acerca do suporte teórico, tem-se na História Cultural e nos conceitos de memória, patrimônio histórico e identidade, a base da pesquisa. Ademais do suporte dado pela História Local. Enquanto metodologia apresenta-se como um estudo de caráter qualitativo e de revisão bibliográfica. Tendo como proposta a elaboração de um catálogo que contemple objetos da cultura material quilombola, através de registro fotográfico e descrição do patrimônio cultural do quilombo da Cruz da Menina, de maneira a projetar a memória transmitida, absolvida e interpretada por meios de objetos, pinturas, edificações e esculturas. Essa proposta didática se situa na linha de pesquisa Saberes Históricos em diferentes espaços de memória, tende, a contribuir com a interlocução e desenvolvimento da temática do patrimônio histórico, ensino de história e comunidades quilombolas, podendo contribuir com as aulas de história, na qualidade de proposta didática voltada a valorização da cultura, do aprendizado e aprofundamento dos valores e identidade quilombola, a partir de sua ressignificação, portanto, um guia para ser usado de forma interdisciplinar pelos professores da educação básica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3157318 - ITACYARA VIANA MIRANDA
Interno - 2501989 - NAYANA RODRIGUES CORDEIRO MARIANO
Externo ao Programa - 1791190 - ROSEANE MARIA DE AMORIM