PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
83993117508
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON BASTOS DA SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON BASTOS DA SILVA
DATA: 22/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet - meet.google.com/byp-afdg-yrg
TÍTULO: A voz Potiguara ecoa na sala de aula: novas perspectivas no ensino de história
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Povos Indígenas; Potiguara
PÁGINAS: 88
RESUMO: Essa pesquisa problematiza o silenciamento da temática indígena no campo educacional, pois
durante séculos ocorreu a ausência deste conteúdo em sala de aula. Cenário este que só teve
mudança efetiva com a promulgação da Lei 11.645/2008 que tornou possível a obrigatoriedade do tema nas disciplinas, em especial, Artes, Literatura e História, entretanto, a legislação ainda
encontra dificuldades de avançar, fato este que pode ser observado nas lacunas dos conteúdos
indígenas nos livros didáticos. Assim, a intenção deste trabalho será ecoar a voz indígena dentro da Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto localizada no bairro da Penha em João Pessoa. A dissertação desenvolverá discussões sobre a história dos Potiguara dentro da historiografia do Estado, além de fazer análises de manuais didáticos da disciplina de História aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020 e 2024, distribuídos na escola referida. Em seguida, será estudado o currículo e legislação educacional de amplitude nacional e local. A partir disso, pretende-se aplicar na turma do 7º ano do Ensino Fundamental, na escola mencionada, o livro Os Potiguara pelos Potiguara (2005) produzido pelos próprios indígenas das regiões com os territórios demarcados. As principais referências para a realização deste trabalho serão: Oliveira Filho (1988) e Lima (1992) explicando a condição de tutela; Quijano (2005) na crítica ao eurocentrismo; Machado (1977), Pinto (1977), Almeida (1978), Gonçalves (2007), Brito (2020), Palitot (2005) na contextualização da história dos Potiguara na Paraíba; Bittencourt (2004), Mariano (2006), Apple (1982 e 2001), Borges (2017, 2018, 2019, 2020, 2022), Wittimann (2015, 2016, 2019), Silva (2021), contemplarão as discussões sobre o ensino de história e as legislações vigentes. Com esse embasamento teórico, a condução da pesquisa seguirá a metodologia qualitativa com a revisão bibliográfica dos autores mencionados. Na sequência, a aplicação do livro seguirá as etapas: conhecimento prévio dos discentes sobre a temática, aula expositiva e dialogada, leitura do material, formação de equipes, questionário sobre o livro em grupo, apresentação de relatório sobre o conhecimento aprendido e autoavaliação sobre a compreensão da atividade. Todas as etapas serão guiadas pelo método de Vygotsky (2007), entendendo a função do professor como mediador do
processo educativo. Os resultados do trabalho visam diminuir o preconceito sobre a história dos
povos Potiguara que vivem na Paraíba, na tentativa de promover a alteridade sobre suas pautas de cultura, demarcação territorial e cuidado com o meio ambiente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1374334 - CLAUDIA CRISTINA DO LAGO BORGES
Externo à Instituição - JEAN CARLOS MORENO
Interno - 2501989 - NAYANA RODRIGUES CORDEIRO MARIANO
Interno - 937.433.196-91 - THÁBATA ARAÚJO DE ALVARENGA - UFRN