PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
83993117508
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELLA MONIQUE CORREIA DE SOUZA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELLA MONIQUE CORREIA DE SOUZA
DATA: 28/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet - meet.google.com/boz-egnp-tsj
TÍTULO: As mulheres e o ensino de História através do uso da literatura: representações femininas em O Conto da Aia
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; História e literatura; História das Mulheres; Literacia histórica; Gênero
PÁGINAS: 56
RESUMO: O presente trabalho propõe analisar a participação das mulheres em três temas presentes nos estudos de História: o ideial de mulher no Brasil Colonial (XVI-XVIII), a educação das mulheres na Primeira República brasileira e a segunda onda do movimento feminista (ambos no século XX). Esses três temas serão discutidos recorrendo a um diálogo com a literatura no ensino de História. A obra literária utilizada será O Conto da Aia (The Handmaids Tale), de Margaret Atwood, que pela própria narrativa apresenta uma sociedade radicalmente hierarquizada, onde as mulheres já não possuem mais direitos e (sobre)vivem subalternamente aos homens. Na proposta, a obra, mesmo sendo uma ficção, permitirá refletir situações semelhantes vividas pelas mulheres na sociedade brasileira. Portanto, inspira-se no fato de que a literatura arranha, toca, sensibiliza e permite construir reflexões nas aulas de História. A História das Mulheres e também das Relações de Gênero é um campo de pesquisa profícuo que amplia cada vez mais os seus estudos e campo de atuação. No ensino de História, vemos avançar essa discussão com professores/as e pesquisadores/as trazendo para a sala de aula as mulheres também como integrantes do processo histórico. Propomos produzir sequências didáticas (SD) sobre os temas, utilizando como recurso didático, a literatura. As SD serão criadas e executadas tomando como referência o conceito de literacia histórica, de Peter Lee (2006). A proposta pedagógica é a análise das aplicações das SD a partir de uma observação etnográfica.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1519556 - DAMIAO DE LIMA
Externo à Instituição - JULIANA ALVES DE ANDRADE
Presidente - 1123624 - PAULO ROBERTO SOUTO MAIOR JUNIOR