PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
83993117508
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: MORGANA MARIA CARDOSO DE SOUZA SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MORGANA MARIA CARDOSO DE SOUZA SILVA
DATA: 28/08/2024
HORA: 15:30
LOCAL: Plataforma Google Meet - meet.google.com/gzo-dxkb-hxa
TÍTULO: Femina Ludens: Analisando conflitos de gênero em espaços escolares
através do uso de um jogo de tabuleiro no ensino de história
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Saberes e práticas no espaço escolar; Aprendizagem histórica; Conflitos de Gênero; Jogos de tabuleiro
PÁGINAS: 59
RESUMO: A proposta desta dissertação é analisar as percepções sobre gênero presentes nas falas
de algumas das personagens femininas que fazem parte do ambiente escolar. Este
estudo foi feito a partir da aplicação de questionários elaborados pelo aplicativo Google
Fomrs, respondido por professoras, funcionárias e alunas das terceiras séries do Ensino
Médio da Escola Estadual João XXIII e do Invictus Colégio e Curso, que se identificam
como mulheres. Consideramos também documentos norteadores, tais como a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes Operacionais das Escolas da Rede
Estadual de Educação da Paraíba e os Projetos Político Pedagógicos das duas escolas,
nas quais atuo como discente. A referida pesquisa se deu através da comparação das
duas instituições (uma pública e uma privada), no município de Cabedelo/PB. Após a
reflexão sobre tais pontos, criamos um jogo de tabuleiro moderno como proposta de
recurso didático, considerando a necessidade de desenvolver práticas específicas para o
ensino de História. O jogo será trabalhado com as turmas das terceiras séries do Ensino
Médio das duas escolas selecionadas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JULIANA ALVES DE ANDRADE
Interno - 2501989 - NAYANA RODRIGUES CORDEIRO MARIANO
Presidente - 1123624 - PAULO ROBERTO SOUTO MAIOR JUNIOR