PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA PEREIRA DO NASCIMENTO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA PEREIRA DO NASCIMENTO
DATA: 30/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet - meet.google.com/gby-qxmc-gjj
TÍTULO: O Rap na construção do antirracismo
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Racismo negro; Movimento negro; Leis e Educação antirracista.
PÁGINAS: 42
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo explorar as origens do racismo e seus conceitos, a partir dos olhares teóricos de Sílvio de Almeida, Clóvis Moura, Angela Davis e Florestan Fernandes, Fanon Frantz, pois exploram as múltiplas atuações dessas marcas, das evidências mais comuns às mais sutis, não anulando tal violência enraizada em nossa formação cultural brasileira. Além disso, busca identificar como ficou a realidade da população negra após a abolição no aspecto do mundo do trabalho, na educação e nas raízes identitárias, discutindo o conceito de racismo negro no Brasil com as suas distinções que diferem do racismo em outras realidades históricas. Com suas sutilezas e versatilidades que estruturam a nossa sociedade. Partindo da discussão dos principais autores que abordam como o racismo se evidencia nos dias de hoje, pretendo refletir suas raízes na escravidão negra que perdurou até 1888, mostrando o papel do Estado, dos governos e da sociedade no que se refere à realidade negra, às discussões que perpassam em afirmativas distintas de não haver racismo no Brasil e às evidências de sua existência. Para tal, será apresentado como as lutas da população negra aconteceram, a fim de exercer cidadania em meio à turbulência de negação de parte da sociedade em não digerir o fim escravocrata. A partir de muitas lutas, as conquistas dos negros foram revertidas em leis de afirmação que o Estado foi implementado, principalmente nos espaços de educação, como motor gerador de reduzir as distâncias sociais que a população negra enfrenta desde a abolição. Portanto, através da educação e de como essas leis atuaram nesse campo específico, em especial na educação básica, objetivando, mapear um trabalho desenvolvido durante o ano inteiro, diluído nos conteúdos e nas práticas metodológicas antirracistas, atuando enquanto professora da Prefeitura de João Pessoa. Diante dessa perspectiva, a produção com o protagonismo discente sobre o entendimento teórico e prático do racismo, de como ele acontece dentro do espaço escolar e as medidas metodológicas que serão desenvolvidas em todo o espaço da Escola Municipal Aruanda, onde exerço função docente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1519556 - DAMIAO DE LIMA
Interno - 3157318 - ITACYARA VIANA MIRANDA
Externo à Instituição - JOSÉ PEREIRA DE SOUSA JÚNIOR