PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone:
No Informado

Noticias


Bienal José Miguel Aroztegui: Concurso Estudantil Latino-Americano de Arquitetura Bioclimática

Bienal José Miguel Aroztegui: Concurso Estudantil Latino-Americano de Arquitetura Bioclimática é promovida pelo Grupo de Conforto e Eficiência Energética da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC). Acontece sempre nos anos ímpares, juntamente ao Encontro Nacional sobre Conforto no Ambiente Construído (ENCAC).

Instituída no IV Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído (IV ENCAC), realizado entre 24 e 28 de novembro de 1997, na cidade de Salvador/BA, o nome da Bienal representa o reconhecimento à significativa contribuição prestada ao desenvolvimento da pesquisa e do ensino do Conforto Ambiental, no âmbito da América Latina, pelo arquiteto e professor uruguaio José Miguel Aroztegui (1937/1996).

objetivo da Bienal é promover e incentivar a incorporação das técnicas bioclimáticas na construção do habitat humano, visando otimizar sua qualidade ambiental e sua eficiência energética por meio do uso privilegiado de recursos naturais renováveis.

público-alvo da Bienal são estudantes de qualquer curso de graduação relacionado ao ambiente construído e oferecido por alguma instituição latino-americana de ensino superior.

Arquitetura Bioclimática é aquela em que a qualidade ambiental e a eficiência energética são obtidas por meio do aproveitamento racional dos recursos da natureza, de modo a contribuir com o equilíbrio do ecossistema no qual está inserida. Suas principais características são:

a) Adequação do espaço construído ao meio climático e às necessidades humanas.

b) Racionalização do consumo de energia.

c) Conforto ambiental proporcionado pelo uso otimizado de recursos renováveis.

 

http://bienalaroztegui.arq.ufsc.br/apoio/