PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
3216-7913

Noticias


Processo seletivo para o MESTRADO e DOUTORADO - Turmas 2020

O PPGAU UFPB realizará processo seletivo não presencial para novas turmas de MESTRADO E DOUTORADO. Os cursos,  reconhecidos e credenciados pela CAPES em 2008 e 2014, respectivamente, destinam-se a Arquitetos, Urbanistas, Engenheiros e profissionais de áreas afins, que tenham interesse em estudos relacionados à área de concentração Arquitetura e Cidade: Processo e Produto. Nesta área – evitando as divisões em áreas específicas de conhecimento – o objeto [arquitetônico e urbanístico] é tratado enquanto parte constitutiva de um processo complexo de concepção, materialização e apropriação. 
 
LINHAS DE PESQUISA

LINHA 01 - Produção e Apropriação do Edifício e da Cidade
 Tem por objetivo estudar as formas de produção da cidade e do edifício, a partir de diversas possibilidades de análise – morfológica, histórica, político-econômica, ambiental e sócio- espacial – e de apropriação dos seus espaços – com enfoque nas questões patrimoniais, imagéticas e culturais.
 
LINHA 02 - Projeto do Edifício e da Cidade
 Visa estudar o projeto em suas diversas escalas (urbanístico ou arquitetônico) buscando este conhecimento a partir da sua análise configuracional associada à observação dos processos de concepção e apropriação, com ênfase nos aspectos socioculturais, históricos, historiográficos, simbólicos e ligados à tecnologia da informação.
 
LINHA 03 - Qualidade do Ambiente Construído
 Tem como objetivo a avaliação e análise do ambiente construído, com particular ênfase na qualidade de projeto e nas questões de conforto (térmico, lumínico, acústico e ergonômico), mobilidade, acessibilidade e tecnologia e materiais construtivos.
 
INSCRIÇÃO
 
As inscrições serão realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA), no período de 1 de junho até as 23 h 59 min do dia 05 de junho de 2020.
 
Informações mais detalhadas em: