PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Teléfono/Extensión

BOLSAS DE MESTRADO [2] E DOUTORADO [1]

CHAMADA INTERNA Nº 01/2021

Prorrogado até dia 4 de setembro de 2021, as inscrições para seleção de candidatos a 2 (duas) bolsas de estudo para o Curso de Mestrado e 1 (uma) bolsa para o Curso de Doutorado [FAPESQ-PB/CAPES].

O valor mensal da bolsa de mestrado é de R$ 1.500, com duração máxima de 24 meses e a de doutorado, R$ 2.200 mensais com duração máxima de 36 meses.

1. Candidatos

Esta Chamada destina-se a alunos do Curso de Mestrado e de Doutorado do programa cujo ingresso se deu através do Processo Seletivo 2021, em qualquer de suas três linhas de pesquisa.

2. Temática

As bolsas de estudo serão prioritariamente destinadas a candidatos que tenham planos e projetos de pesquisa que, de alguma maneira, tratem de estudos que possam ser aplicados às áreas consideradas centros históricos, tais como:

[a] Memória e planejamento: que permitam incorporar a estas áreas, uma diversidade de usos mais complexa e densa, propiciando uma sustentação mútua e constante, tanto econômica, como social.

[b] Cultura e identidade: que permitam observar estas áreas, percebendo as dinâmicas que as movem e não só os contextos urbanos de organização espacial e relações sociais que induzem processos específicos, com destaque para a expansão das indústrias da cultura e da criação.

[c] Estrutura e ambiente: que trate de fenômenos como o abandono e a deterioração das áreas centrais e, ao mesmo tempo, a expansão extensiva e dispersa para as áreas periféricas, dentro de um princípio antiecológico, causando perdas de enormes potencialidades já existentes e avançando sempre sobre novos ambientes que poderiam ser mantidos naturais ou destinados à produção rural.

Neste sentido, ter como objetivo não somente a conservação de bens culturais e tradicionais, mas também a possibilidade do resgate de áreas de grandes potencialidades no funcionamento sistêmico da cidade, com grandes possibilidades de contribuição à qualidade de vida e à redução dos custos materiais e ambientais.

3. Inscrições prorrogadas até o dia 4 de setembro de 2021, através do formulário:

Ddescargas de Archivo