PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIANE BARBOSA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIANE BARBOSA PEREIRA
DATA: 26/03/2024
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS HABILIDADES LEITORAS.
PALAVRAS-CHAVES: Proficiência Leitora. Sequência didática. Gênero instrucional.
RESUMO: O ensino da leitura continua sendo um desafio em escolas de todo o Brasil. Com base nesse dado, esta pesquisa teve o objetivo de aplicar uma sequência didática de leitura a partir do gênero instrucional, com dois alunos de uma turma de 4º ano, de uma escola da rede de ensino de João Pessoa/PB. Dessa forma, foi possível compreender melhor as dificuldades inferenciais que interferem na proficiência leitora e encontrar práticas para interferir nesse processo. Destacaremos alguns estudos de teóricos nos quais nos embasamos: Kleiman (2002), Solé (1987/2014), Antunes (2009) e Marcuschi (2011). Metodologicamente, partimos de uma concepção sociointeracionista de leitura, em consonância com a Base Nacional Comum curricular (BNCC, 2017) que define o conjunto de aprendizagens para o ensino no país. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida com uma turma do 4º ano, composta por 26 alunos de uma escola da rede de municipal de João Pessoa/PB, nossa pesquisa desenvolveu uma sequência didática com o gênero instrucional, aplicada em três momentos, visando à identificação de inferências que interferem na construção da leitura e à análise do impacto dessa atividade na nossa formação docente. Os resultados revelaram dificuldades dos alunos e nos forneceram diretrizes para uma prática mais eficiente na proficiência leitora dos alunos.
Presidente - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE