PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: MARIA DO CARMO CORDEIRO DE SOUZA

DISCENTE: MARIA DO CARMO CORDEIRO DE SOUZA
DATA: 24/04/2020
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: Segurança alimentar e nutricional nos núcleos familiares de alunos da Rede Pública de ensino em tempo integral no município de João pessoa, Paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: segurança alimentar; direito à alimentação; vulnerabilidade social; escolas públicas.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: O Direito Humano à Alimentação Adequada é um direito fundamental, que deve ser garantido a todas as pessoas, por um organizado Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Os estudos sobre essa temática são relevantes para a adequação de políticas públicas e iniciativas voltadas aos grupos sociais que perpassam por desigualdades que lhes negam esse direito. Sobretudo entre famílias com crianças atendidas em escolas públicas com ensino em tempo integral, modalidade de ensino que vem crescendo no país, associada ao “Programa Mais Educação”. Questionou-se o estado de (In) segurança alimentar dos estudantes dessas referidas escolas e de suas famílias, os quais, em sua maioria, habitam regiões de vulnerabilidade social. Entretanto, não foram encontrados na literatura brasileira, trabalhos voltados para essa temática. Diante disso, objetivou-se, nesse estudo, analisar a prevalência de (In) Segurança Alimentar e Nutricional (INSAN) e fatores associados, em famílias de estudantes de uma escola pública com ensino em tempo integral, do Munícipio de João Pessoa-PB. Trata-se de um estudo transversal, descritivo com abordagem quanti-qualitativa. Utilizou-se métodos de observação participante e entrevistas semiestruturadas, totalizando informações de 80 famílias em relação ao perfil socioeconômico, consumo alimentar, INSAN intradomiciliar, entre outros. Os dados foram analisados descritivamente, usando cálculos de média, mínimo, máximo e desvio padrão. Para aferir o nível de SAN, foi utilizada a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), com questionário padronizado. Testes estatísticos foram aplicados para analisar associações entre INSAN e outras variáveis. A prevalência de INSAN foi de 86%, sendo 38,7% classificada como leve, 30% moderada e 17,5% grave. As variáveis com associações mais significativas com a INSAN foram: renda familiar e per capita (p<0,001), renda destinada à alimentação (p=0,045), número de refeições diárias (p<0,01), número de pessoas (p<0,01), crianças por domicílio (p=0,047) e atraso escolar (p <0,01). Conclui-se que o DHAA e a SAN não estão sendo garantidos à população investigada e que a alta prevalência de INSAN encontrada relaciona-se diretamente às precárias condições socioeconômicas das famílias, confirmando o impacto negativo das desigualdades sociais na saúde, alimentação e nutrição desse público, em especial o infantil. Espera-se que este trabalho suscite o desenvolvimento de novas pesquisas sobre essa temática, e que fortaleça a emergência de ações e esforços para a promoção da SAN e da plena concretização do DHAA a todos os estudantes brasileiros e suas famílias.
Presidente - 2860329 - FLAVIA DE OLIVEIRA PAULINO
Externo à Instituição - JANE ENISA RIBEIRO TORELLI DE SOUZA