PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNA FERNANDA BEATRIZ AMORIM CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA FERNANDA BEATRIZ AMORIM CAVALCANTE
DATA: 18/10/2021
LOCAL: Prodema
TÍTULO: CAMINHOS DA AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR EM CURSOS DE LICENCIATURA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE PARAÍBA: ABORDAGEM INSTITUCIONAL E PERCEPÇÃO DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior. Currículo. Interdisciplinaridade. Meio Ambiente. Sociedade.
RESUMO: Essa pesquisa tem como objetivo compreender aspectos legais e pedagógicos do processo de ambientalização curricular em cursos de licenciatura de universidades públicas da Paraíba. Foram analisados dois cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, de duas universidades públicas da Paraíba: Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande. Com a análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) percebemos que os cursos englobam a maioria das características necessárias para a ambientalização curricular, porém o curso da UFPB não englobou as características “Considerar os aspectos cognitivos e afetivos, éticos e estéticos” e “Espaços de reflexão e participação democrática”, o curso da UFCG não englobou esta última. Ao analisar as 54 ementas e as referências bibliográficas das disciplinas do curso, constatamos que 12,96% (n = 7) das disciplinas do curso de Ciências Biológicas da UFPB contemplam elementos referentes a temática socioambiental. Na UFCG, das 46 disciplinas ofertadas no curso 19,56% (n=9) apresentaram envolvimento com o tema. Foram analisados, até o momento, os currículos lattes de 20 docentes de cada curso. Dos perfis analisados, constatamos que 52,5% (n=21) possuem algum tipo de envolvimento com a temática socioambiental; a análise de produtividade revelou que destes professores, 47,62% (n=10) publicaram artigos científicos com enfoque ambiental e que 42,86%, n=9 possuem projetos de extensão que abarcam a temática ambiental, envolvendo sessenta e seis estudantes. Posteriormente, será analisado conhecimento e percepção dos docentes, por meio da aplicação de uma escala de medida com afirmações relacionadas ao tema. O envolvimento dos educadores será pela análise do currículo lattes (pesquisa, extensão e publicações na área). Os resultados encontrados serão didaticamente organizados em um portifólio para divulgação em reunião com a equipe docente e a coordenação dos cursos das universidades pesquisadas como diagnóstico para possíveis tomadas de decisão da comunidade acadêmica, além de apresentar sugestões de ações socioambientais e pedagógicas. Espera-se, ao fim da pesquisa traçar um cenário curricular acerca da ambientalização nos cursos de formação de professores nas universidades pesquisadas bem como da percepção e envolvimento de seus docentes sobre a temática ambiental. Caso confirmem-se as hipóteses, a perspectiva é que o trabalho seja uma ferramenta norteadora para possíveis decisões voltadas para a adaptação dos currículos, além de estimular os professores na busca de aperfeiçoamento e envolvimento em ações acerca da temática ambiental.
Presidente - 781.041.905-63 - EDEVALDO DA SILVA - UFCG
Externo à Instituição - ELZENIR PEREIRA DE OLIVEIRA ALMEIDA