PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELY EWERTON AMORIM LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELY EWERTON AMORIM LOPES
DATA: 29/11/2021
LOCAL: meet.google.com/ytq-zeze-bqm
TÍTULO: O TELHADO VERDE NA MANUTENÇÃO DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS
PALAVRAS-CHAVES: Infraestrutura verde. Ecologia urbana. Biodiversidade urbana. Percepção de profissionais da construção.
RESUMO: A urbanização altera drasticamente o meio ambiente, afetando os serviços ecossistêmicos. Ecossistemas projetados, como o telhado verde, podem contribuir para a manutenção da biodiversidade e redução do escoamento superficial. Contudo, a maioria dos estados brasileiros carecem de políticas públicas para fomento dessa tecnologia, além de faltar dados e informações técnicas a respeito de telhados com vegetação nativa e em condições climáticas regionais. Nesse sentido, o estudo teve dois objetivos: 1) investigar a importância dos telhados verdes para a manutenção de serviços ecossistêmicos na cidade de João Pessoa - PB, Brasil; e 2) avaliar a percepção dos profissionais da construção quanto a importância e uso dos telhados verdes. Foram construídos protótipos de telhados verdes em quatro locais com duas condições de urbanização diferentes. Duas plantas ruderais foram utilizadas como cobertura vegetal, Tridax procumbes e Richardia Grandiflora, contendo 5 réplicas cada. O desenvolvimento das plantas e a biodiversidade de polinizadores visitantes foram monitoradas mensalmente. A familiaridade e percepção dos profissionais foi avaliada por um questionário abordando a aplicabilidade, os serviços ecossistêmicos associados, às barreiras para aplicação e as formas de estímulo. Durante o período chuvoso, a cobertura vegetal do telhado apresentou boas taxas de ocupação máxima, com 82% para Tridax e 59% para Richardia. No período seco houve a diminuição drástica da cobertura vegetal, tendo a Richardia apresentado maior resistência. Nos bairros com maior presença de fragmentos florestais houve maior diversidade de visitantes florais, contudo a maior quantidade de visitas ocorreu nos bairros menos vegetados. Os profissionais relataram pouca familiaridade com os telhados verdes, além da ínfima procura e oferta pelo serviço em João Pessoa. Dentre as categorias, os arquitetos(as) são os mais atuantes no setor. Os serviços ecossistêmicos mais relevantes foram de regulação, principalmente relacionados a conforto térmico e ciclo hidrológico. As principais dificuldades apontadas foram a falta de interesse do cliente e a carência de informação técnica disponível, tendo como formas de melhorias atividades de sensibilização da população e inclusão do tema nos currículos universitários. Criação de incentivos governamentais, principalmente para construtores, também são apontados como medidas estimulantes.
Presidente - 1673697 - DENISE DIAS DA CRUZ
Interno - 2560868 - JOEL SILVA DOS SANTOS