PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ELY EWERTON AMORIM LOPES

DISCENTE: ELY EWERTON AMORIM LOPES
DATA: 28/07/2022
LOCAL: Auditório do Prodema
TÍTULO: O TELHADO VERDE NA MANUTENÇÃO DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS
PALAVRAS-CHAVES: Infraestrutura verde. Plantas ruderais. Polinização urbana. Desempenho hidrológico. Percepção ambiental de profissionais da construção.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: A urbanização altera drasticamente o meio ambiente, especialmente em países do Sul Global marcados por processos de adensamento urbano desordenado. Os telhados verdes são apontados como uma forma de recuperar parcialmente serviços ecossistêmicos perdidos, a exemplo da regulação do ciclo hidrológico ou manutenção biodiversidade urbana. Contudo, a aplicação dessa tecnologia ainda é pouca expressiva no Brasil, especialmente na região nordeste. Nesse sentido, o estudo teve quatro objetivos: 1) avaliar o ciclo de vida e o desempenho de espécies ruderais na construção de telhados verdes; 2) avaliar a influência da proximidade de remanescentes florestais sob biodiversidade de visitantes florais e o desempenho (crescimento e floração) de espécies ruderais; 3) Investigar a capacidade de retenção do volume precipitado; 4) Investigar a percepção dos profissionais de construção em relação ao papel dos telhados verdes, a aplicabilidade e aos serviços ecossistêmicos proporcionados. Foram instalados protótipos de telhados verdes com 4.8 m² em quatro bairros de João Pessoa com diferentes configurações de fragmentos florestais no entorno, chamados de verdes e cinzas. Duas plantas ruderais foram utilizadas, Tridax procumbes e Richardia grandiflora, contendo cinco réplicas cada espécie por protótipo. O desempenho vegetativo e reprodutivo das coberturas vegetais foi monitorado por avaliações semiquantitativas e análises de imagens aéreas. A biodiversidade de visitantes florais foi acompanhada por observações naturalistas pelo método indivíduo-focal. O desempenho hidrológico dos telhados verdes foi mensurado pelo volume retido de precipitações em escala diária. Além disso, foi avaliada a percepção dos profissionais da construção civil sobre telhados verdes através de questionários. As plantas ruderais R. grandiflora e T. procumbes apresentaram bom desempenho no período chuvoso, com rápido crescimento e abundante floração. Não suportaram o período seco, contudo sua estratégia reprodutiva proporcionou a criação de um banco de sementes que permitiu o repovoamento espontâneo dos telhados verdes. A presença de telhados verdes se mostrou importante na atração de polinizadores, sugerindo que podem atuar como nicho suplementar para espécies, principalmente em áreas mais verdes que, em geral, suportam maior diversidade de visitantes florais. Os telhados verdes apresentaram capacidade de retenção superiores a 50% para precipitações diárias de até 40 mm/dia, sendo negativamente influenciada aumento do volume precipitado e pela condição de dias antecedentes chuvosos. Além disso, o tipo de cobertura vegetal não causou diferenças no desempenho hidrológico. Para precipitações mais intensas (>40 mm), é indicado a integração de outras medidas de controle de escoamento na fonte. Os profissionais da construção relataram pouca familiaridade com os telhados verdes, além de ínfima procura e oferta pelo serviço na cidade, sendo os arquitetos mais atuantes. Os serviços ecossistêmicos mais relevantes foram de regulação térmica e hidrológica. As principais dificuldades apontadas foram a falta de interesse do cliente e a carência de informação técnica, tendo como formas de melhorias atividades de sensibilização da população e inclusão do tema nos currículos universitários, além da criação de incentivos governamentais.
Presidente - 1673697 - DENISE DIAS DA CRUZ
Interno - 2641694 - PABLO RIUL