PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAULO DUARTE LIMA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAULO DUARTE LIMA RIBEIRO
DATA: 28/07/2020
LOCAL: https://meet.google.com/xrr-jcgq-ukj?hs=122&authuser=1
TÍTULO: Das Teologias da Prosperidade, do Neocalvinismo e da Transformação Social: um estudo histórico comparativo das igrejas Verbo da Vida e Cidade Viva.
PALAVRAS-CHAVES: Transformação social, Teologia. Neopentecostalismo, Neocalviismo, pobreza
RESUMO: Em seu traçado histórico, o Cristianismo sempre teve um papel de muita influência em sociedades diversas. Para alguns, de opressão e preconceito, para outros, de busca pela união e dignificação humana. Não obstante os debates acerca destas nuances, o trabalho em questão busca trabalhar que tipo de ação a religião cristã tem a respeito dos excluídos sociais e o que fazer diante da recusa dos governos em responderem à dor do esquecido. Para os cristãos, o homem se relaciona com o Deus bíblico, aprende a respeito dele e é chamado para cumprir sua missão de proclamar para outros uma libertação espiritual e de tudo o que o leva à exclusão social. Para ser fidedigno à sua crença, necessariamente o cristão deve se incomodar com a condição dos marginalizados e promover ações de mudança nos contextos destes. Este trabalho busca apresentar de forma panorâmica como a Bíblia lida com os marginalizados e como duas instituições aplicam sua interpretação da Bíblia às suas práticas sociais. Foram escolhidas duas instituições evangélicas: A Igreja Verbo da Vida em João Pessoa a partir de uma análise específica do que seguem os frequentadores e lideranças da igreja localizada no bairro Jardim Oceania, comumente vinculada à Teologia da Prosperidade; e a Igreja Batista Cidade Viva, situada no mesmo bairro e que se declara seguidora da Teologia calvinista com foco no Neocalvinismo. Ambas foram escolhidas por se encaixarem na chamada “teologia da práxis”, considerado toda prática humana objeto de sua reflexão, sob a perspectiva do que a Teologia chama de Revelação. A decisão em escolher as duas instituições para o estudo parte do fato de ambas se encaixarem nos seguintes perfis: são igrejas evangélicas, estão localizadas na mesma área geográfica da cidade, atingem um público semelhante, estão inseridas na categoria das “megaigrejas” e permanecem em crescimento. Não obstante as semelhanças, ambas apresentam visões diferentes sobre o papel libertador da religião e atuam de maneira distinta em relação ao excluído. Nos dois casos buscaremos entender como os aspectos teológicos de cada instituição interferem na atuação social da mesma, observando também os prováveis problemas que suas crenças podem trazer para o outro. Desta forma, nossa pesquisa tem duas perguntas como seu motivo principal, de maneira que tais perguntas conduzem à possibilidade de análises sob perspectivas diversas: 1- Como as teologias influenciam nas práxis das igrejas Verbo da Vida e Cidade Viva em João Pessoa e: 2- Que tipo de contrapartida ambas esperam do público alcançado por sua atuação social.
Presidente - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI
Interno - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS