PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO ALVES CALLOU

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO ALVES CALLOU
DATA: 29/07/2022
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO: TRAJETÓRIAS TRANS(VIADAS) NOS TERREIROS: Transições, histórias de vida e violências
PALAVRAS-CHAVES: Transgeneridade. Religiões Afro-brasileiras. Violência. Histórias de vida. Ciências Empíricas da Religião.
RESUMO: A presente pesquisa visa abordar as trajetórias das pessoas trans* dentro de três religiões afro-brasileiras – Umbanda, Candomblé e Catimbó/Jurema -, em uma perspectiva ampla, a partir da etnografia multisituada, perpassando pelas transições, histórias de vida e violências sofridas pelas/os interlocutoras/es. Trata-se de um trabalho no âmbito das Ciências Empíricas da Religião, em diálogo com a Antropologia. A análise abordará a construção do conceito de gênero e da transgeneridade, bem como as suas problematizações, transpassando pelas religiões afro, principalmente sobre a pertença dos corpos trans* nas ritualísticas afro-brasileiras. Como objetivo geral, serão analisadas as trajetórias das pessoas transgêneras dentro das religiões afro-brasileiras e as respectivas implicações das suas transições dentro do ambiente religioso. Já os objetivos específicos são: realizar um debate sobre a construção da categoria gênero e a evolução até os estudos da transgeneridade; analisar os debates sobre a transgeneridade e as religiões afro-brasileiras, dentro dos autores considerados clássicos e dentro de um estado da arte; abordar a transfobia religiosa dentro das religiões afro-brasileiras, bem como as violências que as/os adeptas/os sofrem; analisar as trajetórias trans(viadas) nos terreiros e as resistências das pessoas transgêneras na religião. A relevância da pesquisa se alicerça na escassez de trabalhos debatendo transgeneridade nas religiões afro-brasileiras, principalmente dentro da área de Ciências da Religião, que apesar de ter análises sobre gênero e religião, ainda estão, na grande maioria, dentro de concepções binárias e feministas. Ao final, pretendo demonstrar que a inserção dos corpos trans* dentro das ritualísticas pode ocorrer a partir do conceito de Butler (2018) de manifestação silenciosa e a reinvindicação do espaço pela simples presença corpórea, independentemente de verbalizações. Assim, as trajetórias trans(viadas) são uma manifestação silenciosa de reivindicações de pertença e espaço dentro da religião e da ritualística, local em que seus corpos devem ser respeitados, bem como as suas identificações de gênero.
Presidente - 1774137 - DILAINE SOARES SAMPAIO
Interno - 1860344 - FERNANDA LEMOS