PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: JOÃO BATISTA VICENTE DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO BATISTA VICENTE DO NASCIMENTO
DATA: 25/08/2022
LOCAL: https://meet.google.com/rcg-rqqk-maw?authuser=0
TÍTULO: TEOLOGIA DA PROSPERIDADE E POLÍTICA NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XX: DO PENTECOSTALISMO AOS BATISTAS TRADICIONAIS NO SUDOESTE BAIANO
PALAVRAS-CHAVES: Reforma protestante; Teologia da prosperidade; Política; Pentecostalismo; Denominação Batista.
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO: O presente trabalho versa sobre teologia da prosperidade e política no Brasil a partir do século XX, com ênfase nas matrizes religiosas pentecostal, neopentecostal e Batista tradicional no sudoeste da Bahia. Inicialmente, foi apresentado os primórdios do cristianismo, o surgimento da Igreja, a Reforma Protestante e a expansão na Inglaterra, Estados Unidos da América e a chegada ao Brasil. Foram descritas as primeiras vertentes protestantes no Brasil, denominadas de invasão, histórico, de missão e imigração. Estudou-se a teologia da prosperidade e a política com a ascensão de líderes religiosos ao poder político. A teologia da prosperidade é considerada uma acomodação da fé cristã ao ideal capitalista da prosperidade física e material e encontra-se amparada no movimento neopentecostal que chegou ao Brasil no final dos anos 1970 e que rapidamente se expandiu pelo país. Filiados às denominações pentecostais e neopentecostais encontram-se boa parte dos políticos de confissão evangélica no Congresso Nacional, que formam a Bancada Evangélica, com maioria originária das igrejas Universal do Reino de Deus e Assembleia de Deus, sendo os demais de várias outras denominações. Foi estudado o movimento pentecostal e neopentecostal em suas respectivas fases, e como se expandiu pelas regiões periféricas do Brasil, situação também verificada no sudoeste baiano. Complementando os estudos com a Denominação Batista histórica tradicional, essas vertentes foram apresentadas com o objetivo de se verificar a dinâmica das relações entre igrejas ligadas aos movimentos tradicional, pentecostal e neopentecostal no que concerne à representação política institucional e o doutrinamento ligado à prosperidade. Na estrutura da Denominação Batista, foi escolhida a Associação Batista do Sudoeste da Bahia – ABASB, localizada em Vitória da Conquista - Ba, sudoeste do estado. Foi utilizada uma metodologia histórica de caráter qualitativa, quantitativa e descritiva com algumas ações comparativas em relação às categorias em que o protestantismo brasileiro se apresenta, com fontes bibliográficas, iconográficas e procedimentos subsidiados por questionários semiestruturados com questões abertas e objetivas. Os resultados demonstram que os Batistas não compactuam com a teologia da prosperidade, continuam a defender a separação entre Igreja e Estado, não utilizam o púlpito como palanque político, embora reconheçam a liberdade dos seus adeptos em se candidatar ao pleito político que achar necessário.
Presidente - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI
Interno - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS