PROGRAMA EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: RODRIGO CASTILHO DE FRANÇA

DISCENTE: RODRIGO CASTILHO DE FRANÇA
DATA: 19/07/2021
LOCAL: meet.google.com/cmb-aemt-tgh (defesa remota)
TÍTULO: Aplicações das superfícies mínimas na arquitetura
PALAVRAS-CHAVES: Superfícies mínimas. Geometria Diferencial. Arquitetura. Películas de Sabão.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
SUBÁREA: Geometria e Topologia
ESPECIALIDADE: Geometria Diferencial
RESUMO: Neste trabalho, as superfícies mínimas são estudas e apresentadas de maneira que se desperte a curiosidade pelo tema para que este seja alcançável a matemáticos, arquitetos, alunos do ensino básico e pessoas que se interessem pelo assunto. Vamos introduzir o contexto histórico a fim de despertar a curiosidade do leitor pela teoria, indo desde os experimentos com películas de sabão e suas aplicações, até os conceitos matemáticos que envolvem as superfícies mínimas. As inúmeras aplicações dessas superfícies são acompanhadas de uma beleza natural que agrada e desperta o interesse de qualquer observador. O desafio, que intrigou matemáticos por séculos, de encontrar a superfície de menor área dado um contorno fixado, a natureza soluciona e mostra caminhos para aplicarmos em nossas moradias e espaços de convívio de uma maneira geral. Neste sentido, a teoria é seguidas das aplicações com ênfase na arquitetura e seus principais expoentes. Por fim, serão apresentados os resultados dos nossos próprios experimentos com películas de sabão bem como sugestões de atividades para serem feitas com alunos do ensino médio que motivem o estudo de nosso tema.
Presidente - 2368922 - ALLAN GEORGE DE CARVALHO FREITAS
Interno - 1622615 - GABRIELA ALBUQUERQUE WANDERLEY