PROGRAMA EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: MANOEL RODRIGUES DE ARAÚJO NETO

DISCENTE: MANOEL RODRIGUES DE ARAÚJO NETO
DATA: 24/02/2023
LOCAL: meet.google.com/ggg-dbvs-hwe
TÍTULO: A Aritmética nas Olimpíadas de Matemática Universitária
PALAVRAS-CHAVES: olimpíadas de Matemática; aritmética; resolução de problemas.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
SUBÁREA: Álgebra
ESPECIALIDADE: Teoria dos Números
RESUMO: Desde a antiguidade, a Matemática sempre foi desafiadora, e muitas pessoas resolviam problemas matemáticos por prazer e diversão. Com o surgimento das olimpíadas de matemática, esses desafios se transformaram em grandes competições que se espalharam por todo o mundo, sendo aprimoradas com o passar do tempo, e este prazer e interesse pelas olimpíadas faz com que continue surgindo novas competições até os dias atuais. Este trabalho traz uma abordagem geral das Olimpíadas de Matemática nacionais e internacionais, em especial as Universitárias, pois este nível ainda é pouco divulgado e não se tem muitos materiais disponíveis sobre elas. Começamos o trabalho falando sobre as principais olimpíadas internacionais, como a IMO, IMC, CIIM, OIMU, entre outras, apresentando os melhores resultados de brasileiros em cada uma delas. Além disso, também abordamos as competições nacionais e as poucas regionais que contam com o nível universitário. Ainda destacamos a participação feminina nas olimpíadas de Matemática, mostrando os melhores resultados alcançados por brasileiras e as competições existentes voltadas exclusivamente para o público feminino. Em seguida temos alguns conceitos relacionados à Aritmética, tais como princípio de indução, divisibilidade e congruências. Após isso, este trabalho é finalizado com questões de aritmética selecionadas de algumas olimpíadas de nível universitário, com suas devidas soluções, criando assim um material de apoio para quem deseja conhecer mais sobre as olimpíadas de matemática e ver como alguns conteúdos estudados na educação básica e superior podem ser utilizados na resolução de questões destas competições.
Presidente - 3048147 - WALLACE MANGUEIRA DE SOUSA
Interno - 1737205 - BRUNO HENRIQUE CARVALHO RIBEIRO