PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
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Notícias
Banca de DEFESA: RICARDO CRUZ MACEDO
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICARDO CRUZ MACEDO
DATA: 22/04/2021
HORA: 14:00
LOCAL: por videoconferência (https://meet.google.com/ves-matg-hvx) conforme Portaria 90/2020/Gabinete/UFPB,
TÍTULO: Jovens de origens populares no ensino superior: Experiências universitárias e projetos de futuro entre estudantes da rede pública
PALAVRAS-CHAVES: Experiências Universitárias. Juventudes. Origens Populares. Projetos de Futuro. Ensino Superior.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Esta tese se insere no campo da sociologia à escala individual, tendo como foco o ensino
superior no Brasil através das condições em que jovens de origens populares dele fazem
parte. Partimos da compreensão de que a educação superior brasileira atravessou neste
atual século mudanças quantitativas e qualitativamente, e incrementou políticas públicas
de acesso e de permanência. Esse fenômeno trouxe mudanças no perfil dos estudantes
universitários com o ingresso de jovens que anteriormente eram excluídos da vida
acadêmica e estimulou a construção de estudos sobre esses sujeitos e os significados que
atribuem à vida universitária. A partir desses aspectos, analisamos, de modo central, como
são construídas as experiências universitárias e como elas influenciam na redefinição do
projeto de futuro de jovens de origens populares. O campus da Universidade Federal do
Cariri - UFCA, na cidade de Juazeiro do Norte-CE, foi o lócus espacial de pesquisa. Os
sujeitos participantes do estudo são jovens oriundos de famílias tipificadas em condições
socioeconômicas vulneráveis de acordo com as políticas de assistência estudantil. Os
dados foram elaborados através de entrevistas semiestruturadas, realizadas durante o
primeiro semestre de 2019 com dezoito jovens matriculados em diferentes semestres dos
nove cursos de graduação ofertados naquele campus até o ano de 2018. Também
utilizamos questionários aplicados aos entrevistados selecionados, e dados quantitativos
disponibilizados pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFCA), bem como os
dados da base do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP). A partir das análises
realizadas, as seguintes considerações são possíveis: O crescimento do ensino superior
no Brasil a partir das décadas finais do século XX ocorreu, largamente, pela rede privada.
No entanto, os avanços observados na primeira década do século XXI para a expansão da
rede pública trouxeram novos contornos para os perfis estudantis que compõem essas
instituições de ensino, movimento que repercuti a importância das políticas públicas
voltadas à educação dado, entre outras, a capacidade de ampliar a abrangência da
experiência universitária entre os diferentes segmentos sociais; Na vivência dessa
experiência a família exerce uma importante influência no suporte financeiro e,
sobretudo, moral e afetivo; As experiências dos jovens na condição de universitários são
tecidas a partir de um conjunto de relações mediadas pela vida acadêmica. Isso abarca
desde as modificações nos contatos com a família, aos cotidianos universitários, os
espaços de moradias compartilhadas, as idas e vindas aos campi nos transportes coletivos
e os espaços de sociabilidades, descortinando-se como uma fase demarcadora do tempo
entre um antes e depois do curso superior; Nas cidades sedes dos campi, como Juazeiro
do Norte, o crescimento do ensino superior traz mudanças nos fluxos e dinâmicas urbanas,
que passam a conviver cotidianamente com um público estudantil que utiliza, por
exemplo, linhas de transporte, espaços de lazer e consumo, casas ou apartamento para
alugar, entre outros; Entre os jovens pesquisados a aquisição de auxílios ou bolsas e
estágios remunerados corroboram na manutenção do percurso de formação universitária
e na construção do sentido de autonomia financeira em relação à família, e a experiência universitária significa ampliação dos campos de possibilidades que ecoa na tessitura dos
projetos de futuro; Nos projetos cabem o desejo de mobilidade pela transformação das
condições financeiras e sociais não apenas para os próprios jovens, mas, para o grupo
familiar, o que os distanciam de uma perspectiva aparentemente individualista.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ISAURORA CLÁUDIA MARTINS DE FREITAS
Externo ao Programa - 1722411 - MARCO AURELIO PAZ TELLA
Externo à Instituição - MARIA PAULA JACINTO CORDEIRO
Interno - 1487317 - MONICA LOURDES FRANCH GUTIERREZ
Presidente - 330196 - TEREZA CORREIA DA NOBREGA QUEIROZ