PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA SANDYLA DE ARAÚJO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÉBORA SANDYLA DE ARAÚJO DOS SANTOS
DATA: 11/12/2020
LOCAL: MPLE
TÍTULO: ENSINO E APRENDIZAGEM DE IDIOMAS EM MODALIDADE EAD USANDO O ZOOM COMO FERRAMENTA VIRTUAL NÃO EXCLUSIVA À APRENDIZAGEM/FVNexA
PALAVRAS-CHAVES: FVNexA, Educação a distância, Ensino de idiomas.
RESUMO: Esta pesquisa busca apresentar o ItemNet Zoom, como dispositivo pedagógico, executado no âmbito de ensino de idiomas em modalidade EaD, como também, compreender a importância do uso de ferramentas digitais no ensino de idiomas e reunir o conjunto de aplicabilidades, características e particularidades da ferramenta virtual não exclusiva à aprendizagem/FVNexA (MATOS, 2020, no prelo) Zoom, adicionando-a Quadro Sinótico Crítico (QSC), proposto por MATOS (2020, no prelo). Discute-se a construção de significados a partir da ação social do professor através do ensino em modalidade EaD contextualizado com práticas de letramento. A FVNexA Zoom e demais atividades propostas auxiliaram a autonomia dos atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. As práticas pedagógicas de ensino remoto descritas nesta pesquisa foram com vinte alunos de língua espanhola para fins específicos. Através das aulas percebemos que tanto a professora-pesquisa como os alunos alcançaram seus objetivos, que foram relatados ao final deste trabalho como exitoso.
Presidente - 1736309 - DENILSON PEREIRA DE MATOS
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI