PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: ROSENICE DE LIMA GABRIEL

DISCENTE: ROSENICE DE LIMA GABRIEL
DATA: 22/02/2021
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: O BILINGUISMO BIMODAL EM DUAS CRIANÇAS KODAS: A LIBRAS EM AMBIENTE FAMILIAR E O PORTUGUÊS BRASILEIRO EM AMBIENTE ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Bilinguismo bimodal. Kodas. Pais Surdos. Libras. Português Brasileiro.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O processo de aquisição da linguagem é estabelecido, em seu curso natural, a partir da língua materna. Em casos de mães e pais surdos, cujos filhos são ouvintes, a língua materna, estabelecida para comunicação, na conjuntura doméstica, é a Língua Brasileira de Sinais, embora a criança desenvolva naturalmente, em seu contato social, sua segunda língua materna na modalidade oral, e no caso dos kodas desta pesquisa, o Português Brasileiro. Através dessas duas etapas de aquisição é estabelecida as relações, principalmente na seara doméstica e na escolar, lugares onde as línguas são adquiridas durante as interações com seus pais e familiares surdos, bem como colegas e professores da instituição de ensino. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo analisar o processo de comunicação por crianças bilíngues bimodais, kodas, com idade entre 6 e 7 anos, do sexo masculino, residentes na cidade de João Pessoa. Para efetivação da pesquisa, traçaram-se como objetos de análise as crianças que apresentam fluência no Português Brasileiro - PB e na Libras. Pelo fato destas serem fluentes em duas línguas com articuladores de modalidades distintos, tornaas além de bilíngues, bimodais, já a realidade linguística e cultural em que nasceram, levando em consideração a vivência com pais surdos, as tornam kodas. Tendo como principal aporte bibliográfico os autores Quadros et. al, (2013, 2014), Spinassé(2006) e Megale(2005), buscou-se compreender como as línguas envolvidas neste bilinguismo bimodal se comportam em ambiente familiar, onde a língua de comunicação e instrução entre os pais e os kodas é a Libras e, simultaneamente, também investigar a comunicação, no âmbito escolar, que é predominante efetivada em Português Brasileiro. Assim foram realizadas filmagens nos dois contextos, além de entrevistas semiestruturadas com os envolvidos na vivência cotidiana escolar. Resultados apontam para uma sobreposição das línguas, apresentando, inclusive, sobreposições com formação de estruturas sintáticas congruentes e incongruentes, nos processamentos de fala em Libras e no PB. Configurando, assim, além de modelos de sobreposições clássicas, apresentam sobreposições distintas, embora esta última, seja atípica. Foi identificado a possibilidade de interação feita por um koda com dois interlocutores, em um curto tempo, com a produção de um único sinal, em produção manual,somado às duas mudanças prosódicas, através das ENM. Foi percebido, também, um bilinguismo balanceado no koda mais novo, enquanto no koda mais velho foi observada uma excelente proficiência tanto na Libras, quanto no PB validada por sua professora, em ambiente escolar, e pelas produções audiovisuais coletadas. Outrossim, destacamos a necessidade de políticas linguísticas que favoreçam as línguas minoritárias, sendo necessário a implementação de políticas públicas voltadas para a formação de professores, pedagogos, psicólogos e profissionais envolvidos no âmbito da educação, oportunizando conhecimento da singularidade do bilinguismo bimodal dos kodas, seu par linguístico, sua bicuturalidade, acessibilidade de comunicação com seus pais e melhor forma de incluir e promover sua participação na vida escolar dos seus filhos, afim de que estes profissionais possam adotar estratégias que promovam sobretudo, o respeito à diversidade linguística e cultural dos kodas brasileiros e à acessibilidade linguística de seus pais.
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Presidente - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE