PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: NATALIA HELENA NERY E SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIA HELENA NERY E SILVA
DATA: 25/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: ENSINO BILÍNGUE EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Bilinguismo; Ensino Bilíngue; Aquisição de inglês como L2.
PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Nos últimos anos temos visto um crescimento do número de escolas intituladas bilíngues no Brasil, principalmente escolas bilíngues de elite, e atualmente também escolas públicas tem ofertado o Ensino Bilíngue. Nesse contexto, visitamos uma escola pública de ensino fundamental com ensino bilíngue nos anos iniciais para entender a concepção de Bilinguismo praticada na escola por seus professores e agentes envolvidos na educação bilíngue. Para tanto, percorremos as principais teorias sobre Aquisição da Linguagem (SKINNER, 1957, NOAM CHOMSKY, 1957, 1965; VYGOTSKY, 1998, 2002), refletimos sobre Aquisição de Segunda Língua (KRASHEN, 1981) (ASL), Bilinguismo (BLOOMFIELD, 1935 apud HAMERS E BLANC, 2000, GROSJEAN, 1997, MACNAMARA, 1967 APUD HAMERS E BLANC, 2000, BAKER E PRYS JONES, 1998), e Educação Bilíngue (MEGALE, 2009, GARCIA, 2009, HAMERS E BLANC, 2002). Com esta base teórica, passamos para apresentação da escola lócus da pesquisa, uma escola em contexto não-privilegiado da rede estadual de ensino na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, Nordeste do Brasil. Para verificar o funcionamento do ensino bilíngue nos anos iniciais da educação fundamental nesta escola, analisamos seu projeto político-pedagógico e aplicamos questionário estruturado dividido em duas seções, com os professores e representantes da equipe gestora e pedagógica, 6 respondentes ao todo. Percebemos que, a escola procura aplicar a concepção de Educação Bilíngue estudada e com bastante esforço e uma equipe comprometida, será possível o fornecimento deste tipo de ensino bilíngue, como forma de diminuir a desigualdade social vivenciada em nosso país.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Externo à Instituição - JOSÉ MOACIR SOARES DA COSTA FILHO
Presidente - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE