PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: DÉBORA SANDYLA DE ARAÚJO DOS SANTOS

DISCENTE: DÉBORA SANDYLA DE ARAÚJO DOS SANTOS
DATA: 26/08/2021
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: ATUAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE CIBERCULTURA: REFLEXÕES SOBRE FERRAMENTAS VIRTUAIS E ENSINO NA MODALIDADE EAD VIA ZOOM
PALAVRAS-CHAVES: FVnexA. EAD. Zoom. Ensino de línguas adicionais.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar o ItemNet Zoom (MATOS, 2020) como dispositivo pedagógico executado no âmbito de ensino de idiomas na modalidade de Educação a Distância (EaD), em tempos, inclusive, de ensino remoto, bem como compreender a importância do uso de ferramentas digitais no ensino de idiomas. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), vêm se remodelando e se modernizando cada dia mais, trazendo mudanças paradigmáticas no que se refere à interação entre as pessoas e à comunicação interpessoal. As transformações tecnológicas ao longo das últimas décadas têm ocorrido de maneira acelerada, ampla e profunda, não só na comunicação, mas nas demais áreas. Isso gera impacto na sociedade em gerale não seriadiferente na educação. Por meio de tais mudanças, a EaD tem se renovado, tornando-se alternativa para muitos alunos e professores que desejam estudar de maneira interativa, prática e sem deslocamentos. No entanto, a EaD ainda é um tabu para a sociedade brasileira, que questiona a qualidade dessa modalidade, como se esta fosse inferior à modalidade presencial. Com a pandemia da Covid-19, muitas instituições passaram a utilizar o Zoom, a ferramenta mais utilizada no home office. Trata-se de uma plataforma de videoconferência que possui diversas funcionalidades e que oferece não somente chamadas através de vídeo, mas também permite escrever mensagens e compartilhar arquivos com os demais usuários através da função de compartilhamento de tela. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, visto que se ocupa da análise de processos que acontecem no contexto de aulas de espanhol em formato remoto. Ademais, trata-se de uma abordagem reflexiva, que considera as possibilidades de que os estudantes potenciais interajam, acompanhem e compreendam as funcionalidades do ItemNet Zoom convertido em Ferramenta Virtual não exclusiva à Aprendizagem (FVNexA). O estudo está fundamentado nas concepções teóricas de Matos (2020), as quais subsidiaram as noções de ItemNet e FVNexA. Também recorremos às reflexões de Kleiman (2008) acerca dos letramentos e aos pressupostos teóricos de Silva e Láscar-Alarcón (2016) e Leffa e Irala(2014) sobre língua estrangeira, segunda língua e língua adicional. A pesquisa contribui para o ensino de línguas adicionais na modalidade EaD, em especial o espanhol, ressaltando a importância e a eficácia do uso de FVNexA, como o ItemNet Zoom, além de propor a reflexão sobre o letramento e, principalmente, sobre o papel do professor como agente social na construção de significados. Através do estudo,foi possível perceber grande efetividade no ensino de língua espanhola, bem como considerável participação dos alunos durante as aulas remotas, oportunizando práticas de letramentos por meio do uso das TDIC.
Presidente - 1736309 - DENILSON PEREIRA DE MATOS
Externo ao Programa - 2379917 - JORGEVALDO DE SOUZA SILVA