PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: ELIELMA CARNEIRO COUTINHO

DISCENTE: ELIELMA CARNEIRO COUTINHO
DATA: 13/09/2022
LOCAL: Ambiente virtual (https://meet.google.com/dzh-wahi-ysw)
TÍTULO: A VIDEOAULA COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA AULAS DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA PARAÍBA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA EM UM PROGRAMA BILÍNGUE EM CONSTRUÇÃO (CRIA)
PALAVRAS-CHAVES: Língua Inglesa. Ensino Fundamental anos iniciais. Ensino Bilíngue. Metodologia ativa.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O Ensino de um idioma como a Língua Inglesa (LI), nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pressupõe, ao agir docente, a constante reflexão sobre a prática em si, visto que a realidade em sala de aula é permeada por inúmeras particularidades. No ano de 2020, o mundo foi surpreendido pela pandemia da Covid-19, coronavírus, a partir de então, foi preciso encontrar formas de seguir com a educação, apesar das adversidades, levando em consideração as novas particularidades. Assim, as aulas remotas passaram a substituir as aulas presenciais, fazendo com que os alunos pudessem estudar em casa através de seus aparelhos celulares ou computadores. Frente a esse cenário de ressignificação das aulas que repercutiram diretamente na lógica de atuação dos professores, em especial, da educação pública, refletir e elaborar sobre/uma metodologia nas aulas de Língua Inglesa em uma escola pública estadual na Paraíba a partir da experiência em um projeto bilíngue em construção. A partir dessa base, de forma específica, intui-se descrever a sequência metodológica das aulas de LI nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto do ensino remoto, apresentar o mecanismo de videoaula elaborado a partir da necessidade insurgente nesse contexto e demonstrar como se constrói a videoaula enquanto sugestiva para a prática docente em Língua Estrangeira. Além disso, buscamos, ainda, dialogar sobre a produtividade da metodologia expandida tanto para o ensino remoto como a sua aplicabilidade para o presencial ou híbrido. Para isso, a atenção se dá na perspectiva teórico-pedagógica da metodologia ativa da sala de aula invertida, em inglês, Flipped classroom (ALMEIDA, 2018; LEFFA, DUARTE e ALDA, 2016; BERGMANN E SAMS, 2018), uma vez que, apresentaremos o mecanismo videoaula que se consolida enquanto possibilidade de desenvolvimento de um projeto de ensino a distância em razão do quadro epidemiológico em questão. Para além, utilizamos como aporte teórico estudos sobre o cenário do Ensino bilíngue (WEI, 2000; MEGALE, 2005, 2018, 2019) e ensino de Língua Inglesa no Ensino Fundamental I (NORTE, JUNIOR E SCHÜNZEN, 2013; COUTINHO, 2017), evidenciando ainda as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) (PAIVA E MURTA, 2020; GOMES, CARVALHO E MAIA, 2020). Dessa forma, entendemos como justificativa que esse modelo estruturado e ajustável apresentado neste trabalho dissertativo tem potencial de contribuição para o exercício de professores e pesquisadores, visto que pode ser adaptado a diferentes realidades de ensino, expandindo a aprendizagem de uma Língua Estrangeira na Educação Básica.
Presidente - 3145057 - MARIANA LINS ESCARPINETE
Interno - 1701396 - TIAGO DE AGUIAR RODRIGUES