PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO ANDRÉ FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO ANDRÉ FILHO
DATA: 15/03/2023
LOCAL: Ambiente virtual Zoom (https://us06web.zoom.us/j/83818345423?pwd=UkZtc2VteHQ5bjE2QnBBeWhSd05uZz09)
TÍTULO: A DIDATIZAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS NA EDUCAÇÃO DE NÍVEL MÉDIO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DO RELATÓRIO
PALAVRAS-CHAVES: Ensinoaprendizagem. Sequência-didática. Gênero discursivo relatório científico.
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo investigar o processo e produção do gênero relatório e seus elementos constitutivos, no contexto do ensino médio, a partir de propostas de sequências didáticas, com foco nas características sociocomunicativas do respectivo gênero, permitindo aos alunos atuarem como produtores de textos competentes, por meio de uma proposta de ensino que considere o contexto situacional do gênero relatório científico, e desenvolve as suas possíveis capacidades de linguagem. O gênero foi escolhido porque a educação de nível médio apresenta-se como um contexto de ensino e aprendizagem de gêneros da esfera acadêmica. Logo, esse gênero possibilita o uso da escrita, e consequentemente da leitura, na escola/academia uma vez que descreve fatos passados, analisados com o objetivo de orientar o serviço interessado ou o supervisar imediato, para determinada ação. Para a realização dessa intervenção, tomamos por base a proposta de sequências didáticas para o oral e a escrita apresentada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), e ainda o conceito de gênero textual proposto por Bakhtin (2000). Em relação à concepção de linguagem e de escrita, consideramos as ideias de Antunes (2003), Marcuschi (2010) e Koch e Elias (2014). A respeito da problematização do ensino de escrita, tivemos como base os estudos de Antunes (2003). No tocante ao letramento acadêmico, debruçamos sobre as ideias de Soares (2009). No que se refere especificamente ao gênero relatório científico, utilizamos os estudos de Beltrão. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, e pesquisa-ação em relação aos procedimentos, com investigações de cunho intervencionista. Os sujeitos envolvidos na nossa pesquisa são alunos de uma escola pública integral do município de Curral de Cima, cursam a 3ª série B do Ensino Médio, com faixa etária entre 16 e 22 anos, estão inseridos em uma turma composta por 22 (vinte e dois) alunos, dos quais 13 (treze) aceitaram participar da nossa investigação, sendo autorizados pelos pais e/ou responsáveis para colaborarem com ela. Dos 13 textos produzidos pelos sujeitos da pesquisa, foram selecionados seis textos da primeira versão e os seus respectivos seis textos da última versão (reescrita final), totalizando 12 (doze) textos, para a análise. Os resultados apresentados mostraram que houve algumas melhorias e avanços no processo de escrita do gênero relatório científico da primeira para a segunda versão, em especial em dois aspectos analisados: estilo verbal e a estrutura do gênero, uma vez que nos aspectos ligados à textualidade, os problemas detectados na primeira versão não foram superados de maneira significativa na segunda. Dessa forma, esses resultados obtidos mostraram a importância de se trabalhar as questões relacionadas à escrita do gênero pesquisado, com foco em seus aspectos linguístico-discursivos. A investigação nos levou a concluir que a proposta de ensinoaprendizagem do gênero relatório científico, a partir de sequências didáticas, é um método bastante eficiente para se trabalhar a competência linguística dos alunos, principalmente no que se refere à produção do referido gênero.
Externo ao Programa - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1344825 - MONICA MANO TRINDADE FERRAZ