PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: LUCINEIDE PIRES DA SILVA FRANÇA

DISCENTE: LUCINEIDE PIRES DA SILVA FRANÇA
DATA: 19/12/2022
LOCAL: Ambiente Virtual (https://meet.google.com/uig-drpy-biv)
TÍTULO: RESENHA CRÍTICA: leitura e desenvolvimento da argumentação no 9º ano do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ensino da língua portuguesa; sequência didática; leitura de resenha crítica; desenvolvimento argumentativo.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O gênero textual/discursivo resenha é um dos mais desenvolvidos no âmbito acadêmico, principalmente no tocante à prática de aferir a leitura para o desenvolvimento argumentativo. Com esse gênero, diversas habilidades e competências dos educandos são trabalhadas e experenciadas, promovendo-se o desenvolvimento da leitura, da competência argumentativa e da explanação de ideias. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é demonstrar a importância da leitura do gênero textual/discursivo resenha crítica para o desenvolvimento da competência argumentativa dos alunos do Ensino Fundamental anos finais, com base na construção de uma sequência didática que funcione como proposta pedagógica a esse favor. Logo, apresentam-se como objetivos específicos: propor uma sequência didática, voltada para o 9º ano do Ensino Fundamental, que aborde o gênero textual/discursivo resenha crítica com base nas habilidades e competências da BNCC; apresentar as contribuições das teorias linguísticas que versam sobre a argumentação através do recorte do fenômeno dos operadores argumentativos ; discutir os resultados da aplicação da sequência didática elaborada para uma turma de 9º ano, da Escola Municipal Ermelinda de Lucena Barbosa, visando compreender a importância da leitura do gênero resenha crítica nesse contexto escolar. Metodologicamente, detalha-se a sugestão para o desenvolvimento de uma sequência didática que foi aplicada em uma turma de 9º ano. Esta dissertação é fundamentada por princípios teóricos que fazem referência à linguística textual e práticas de leitura para o desenvolvimento da argumentação. Os autores citados fazem reflexões e questionamentos acerca da temática em sala de aula e ressaltam o favorecimento de alguns instrumentos na condução do processo de ensino e aprendizagem e do desenvolvimento das habilidades linguísticas. Dentre eles, estão: Bakhtin (1999), ao apresentar a linguagem como um fenômeno social, histórico e ideológico; Kleiman (2002) e (2004), ao abordar a importância e as estratégias de leitura no desenvolvimento linguístico e “As abordagens de leitura da linguística aplicada”; Martins (2016), em sua obra “O que é leitura”; Koch (2010) e (2011), ao abordar os aspectos da argumentação na linguagem, e também (2011), elencando os operadores argumentativos; Marcuschi (2008), ao evidenciar a análise de gêneros e compreensão textual. Nessa perspectiva, como norteadoras da defesa do ensino de leitura, foram consideradas informações contidas em alguns documentos oficiais, como a BNCC (2017) e os PCNs (1998). Ressaltam-se também as contribuições das teorias argumentativas no processo de desenvolvimento da argumentatividade, pois as utilizações de estratégias analíticas nas diversas possibilidades textuais/discursivas permitirão a criticidade, reflexividade e criatividade nos usos linguísticos. Portanto, esta pesquisa possui a perspectiva de que a leitura do gênero textual/discursivo resenha crítica contribui no desenvolvimento das habilidades argumentativas e no alcance das competências linguístico-discursivas fundamentais para a formação integral dos aprendizes, por possibilitar análise e posicionamento crítico referente aos discursos inseridos em outros gêneros textuais/discursivos.
Presidente - 3145057 - MARIANA LINS ESCARPINETE
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL