PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: TUANNY BASTOS VENTURA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TUANNY BASTOS VENTURA
DATA: 29/01/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: Vozes que não podem ser silenciadas: propostas didáticas sobre práticas e estratégias de leitura com autores afro-brasileiros
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; Literatura Afro-Brasileira; Estratégias de Leitura; Círculo de Leitura; Autores Afro-brasileiros.
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Esta dissertação busca explorar a importância da leitura em nossas vidas e do quanto ela está presente em todos os âmbitos. Inclusive, até antes de aprendermos a ler e a escrever. Sendo assim, é fundamental que o ensino da leitura também seja pautado nas práticas sociais - a leitura nos seus usos sociais. Pois, mesmo que os alunos estejam em séries mais avançadas como a do ensino médio, ainda é possível percebermos uma resistência e grande dificuldade de ler. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo principal propor atividades de leitura da literatura afro-brasileira através do Círculo de Leitura e Estratégias de Leitura que visem o incentivo e à consolidação das práticas leitoras para alunos do 1º e 2º anos do ensino médio. Estabelecemos como objetivos específicos: (1) incentivar a leitura de autores afro-brasileiros; (2) identificar e analisar as estratégias de leitura e a sua importância nas práticas de leitura (3) incentivar o ensino da leitura compartilhada; (4) elaborar atividades de leitura a partir das estratégias de leitura e do Círculo de
Leitura; Para conduzir este trabalho, utilizamos as contribuições teóricas da literatura afro-brasileira com Duarte (2008), Conceição Evaristo (2014, 2018), Chimamanda Ngozi Adichie (2019) e Jenyffer Nascimento (2014), os estudos de Paulo Freire (1998; 2003) Martins (1998), Eliane Yunes (1999), Souza (2012), Vincent Jouve (2002) sobre as diferentes definições que a leitura pode ter; buscamos apoio nos estudos dos Letramentos de Kleiman (2004) e Soares (2009), Isabel Solé (1998) e Girotto e Souza (2010) sobre as estratégias de leitura e Rildo Cosson (2009; 2014) para abordar o Círculo de Leitura. O procedimento metodológico consiste em uma natureza qualitativa e descritiva. Apresentaremos duas propostas didáticas: a primeira sobre as estratégias de leituras com a metodologia do antes - durante e depois da leitura e a segunda, e a segunda, do Círculo de Leitura relacionando de que maneira podemos usar as estratégias de leituras. Ambas das atividades possuem a leitura da literatura afro-brasileira que visem o incentivo e à consolidação das práticas leitoras para alunos do 1º e 2º anos do ensino médio. Serão utilizadas seis obras principais na atividade: o poema Vozes mulheres, de Conceição Evaristo; a música Mama África, de Chico César; o monumento Mãe Negra, de Júlio Guerra; o conto Maria, de Conceição Evaristo; a tirinha Santos 06, de Leandro Assis; o poema Identidade, de Jennifer Nascimento. Esperamos que as atividades sugeridas possam contribuir para o incentivo da leitura afro-brasileira e para uma maior proficiência leitora dos estudantes. Além disso, almejamos que a pesquisa desenvolvida também seja uma contribuição para a academia e para os futuros professores na área da educação.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDILMA DE LUCENA CATANDUBA
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Presidente - 2423105 - JOSETE MARINHO DE LUCENA