PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: MAURILIO MACEDO DE SOUZA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURILIO MACEDO DE SOUZA
DATA: 31/01/2024
HORA: 10:30
LOCAL: Ambiente virtual (https://meet.google.com/rnn-izrz-tne)
TÍTULO: GÊNERO ORAL DEBATE: proposta didática para desenvolvimento de estratégia linguístico/discursiva no Novo Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação. Debate. Gênero oral. Novo Ensino Médio.
PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: No âmbito do renovado Ensino Médio, o gênero oral debate surge como uma peça-chave no
desenvolvimento pedagógico, destacando a argumentação como uma estratégia linguístico-
discursiva de relevância incontestável. Este paradigma educacional reconfigurado visa não apenas
transmitir conhecimento, mas também cultivar habilidades essenciais para a vida acadêmica e
além. Diante desse contexto, esta pesquisa tem por objetivo principal defender a relevância do
gênero oral debate como estratégia linguístico-discursiva no contexto do Novo Ensino Médio
através da elaboração de uma proposta didática. Por objetivos específicos, propõe-se analisar
como o debate contribui para o desenvolvimento das habilidades de expressão oral dos
estudantes; investigar a influência do gênero oral debate no fomento do pensamento crítico e na
capacidade de argumentação dos alunos; avaliar a percepção dos documentos/instrumentos
didáticos em relação à eficácia do debate como instrumento pedagógico no processo de ensino-
aprendizagem. Em última análise da pesquisa sobre o gênero oral debate no novo Ensino Médio,
propõe-se a explorar não apenas uma metodologia educacional, mas um caminho para uma
formação integral, capaz de enfrentar os desafios complexos da academia e da sociedade
contemporânea. Partindo-se da hipótese de que a introdução do gênero oral debate no Novo
Ensino Médio proporcionará não apenas um aprimoramento nas competências linguísticas dos
alunos, mas também estimulará o desenvolvimento do pensamento crítico, promovendo uma
participação mais ativa e reflexiva na comunidade escolar. Portanto, durante o estudo,
abordamos os conceitos de gênero textual na concepção de Marcuschi (2011); gênero debate e
ensino de Língua Portuguesa de acordo com os PCNs e BNCC da Língua Portuguesa; e ensino da
oralidade partindo das concepções de Antunes (2009), Moraes (2021), Dolz, Schneuwly e Haller
(2011) e demais autores.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CECYLIA DE ASSIS XAVIER E SÁ
Interno - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Presidente - 3145057 - MARIANA LINS ESCARPINETE