PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: KETLEN OLIVEIRA ESTEVAM DA SILVA

DISCENTE: KETLEN OLIVEIRA ESTEVAM DA SILVA
DATA: 10/04/2017
LOCAL: Campus I - Sala Multicampi
TÍTULO: SALA DE AULA INVERTIDA: relato de experiência de tutorial do Programa de Intercâmbio Internacional "GIRA MUNDO" na Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Sala de aula invertida. Ensino de línguas. Programa Gira Mundo. Tutorial. Relato de experiência.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Em pleno Seculo XXI, ha diferentes recursos tecnologicos disponiveis que os alunos podem utilizar para aprimorarem cada vez mais seus conhecimentos, principalmente para o estudo de linguas estrangeiras. Imersos em uma nova realidade - a virtual, utilizam das tecnologias digitais para interagirem pelas redes sociais, ficam conectados, conhecem de tecnologias e aplicativos. Como, entao, criar espacos de aprendizagem ativos, com atividades do cotidiano e do interesse dos alunos atraves de tecnologias digitais? O objetivo desse trabalho e relatar as experiencias de tutorial vivenciadas no Curso Preparatorio de Linguas do Programa de Intercambio Internacional Gira Mundo, a partir da utilizacao da metodologia “sala de aula invertida” no processo de ensino/aprendizagem no Programa na Paraiba. Tomamos como fundamentacao teorica Bergmann e Sams (2016), Fino (2008), Paiva (2012), Moran (2012), Bortoni- Ricardo (2008) e dentre outros. E uma pesquisa etnografica, de abordagem qualitativa, descritiva e investigativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionario para avaliacao do Curso Preparatorio, assim como oito diarios reflexivos feitos pelos alunos, seis deles escritos a mao e os outros dois digitados. Para isso, elaboramos o roteiro do diario reflexivo em duas partes: a primeira contendo as impressoes dos alunos sobre o programa, e, a segunda parte, e referente a avaliacao do processo de ensino/aprendizagem das aulas ministradas pela tutora, mediante as abordagens metodologicas utilizadas nas dezoito aulas ministradas. Alem disso, acompanhamos atividades no aplicativo Duolingo proposto pelo Programa de Intercambio, e tambem as atividades e as postagens em um grupo privado criado pela tutora da turma nas redes sociais Facebook e Whatsapp para interagir, trocar experiencias e postar materiais extras das aulas de lingua inglesa. Com o estudo, concluimos que a metodologia da sala de aula invertida utilizada para a realizacao do Programa de Intercambio foi uma grande aliada para a criacao de espacos ativos de aprendizagem, com a educacao personalizada dos alunos, e tambem fazendo o professor-tutor refletir sobre sua pratica pedagogica em sala de aula.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI