PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: MAÍRA LOPES DA COSTA

DISCENTE: MAÍRA LOPES DA COSTA
DATA: 22/03/2019
LOCAL: Sala 610 do CCS/UFPB
TÍTULO: ANÁLISE DO EFEITO DA TERAPIA COMBINADA COM ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA REPETITIVA (EMTr) E GAMETERAPIA SOBRE A CAPACIDADE FUNCIONAL MOTORA E COGNITIVA DE INDIVÍDUOS PORTADORES DE DP
PALAVRAS-CHAVES: Doença de Parkinson, EMT, Atividade Motora, Cognição.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Estimulação Elétrica e com Drogas; Comportamento
RESUMO: A Doenca de Parkinson (DP), e uma doenca progressiva que afeta mais de 1% da populacao mundial acima dos 60 anos, e cuja incidencia aumenta para 5% na populacao acima de 85 anos, o que a coloca como a segunda doenca degenerativa (DN) mais prevalente no mundo. Ha um evidente declinio da capacidade funcional devido ao comprometimento motor e cognitivo tipicos da DP, desencadeando prejuizos na realizacao de atividades basicas e instrumentais da vida diaria, e consequente comprometimento na qualidade de vida dos individuos acometidos, sendo necessarias terapias alternativas que atuem concomitantemente a terapia medicamentosa. Assim, este projeto de pesquisa objetiva analisar o efeito da terapia combinada da Estimulacao Magnetica Transcraniana Repetitiva (EMTr) e Gameterapia sobre a capacidade funcional motora e cognitiva de individuos portadores de DP da cidade de Campina Grande - PB. O estudo foi do tipo longitudinal, experimental, duplo-cego, randomizado, descritivo e analitico, com abordagem quantiqualitativa. A amostra foi composta por 20 individuos portadores de DP assistidos pelo Sistema Unico de Saude (SUS). Os procedimentos da pesquisa foram conduzidos de acordo com as seguintes etapas: Etapa I – Recrutamento da amostra e avaliacao inicial dos individuos, foram aplicados os seguintes instrumentos de avaliacao: Ficha de avaliacao sociodemografica/clinica; Escala de Estagios de Incapacidade de Hoehn e Yahr – EIHY; Escala Unificada de Avaliacao da Doenca de Parkinson – UPDRS; e o Scales for Outcomes in Parkinson´s Disease-Cognition (SCOPA-COG); Parkinson Disease Questionnarie-39 (PDQ-39); Baropodometro e Estabilometria. Etapa II - Alocacao dos individuos nos grupos da pesquisa: Grupo EMTr ativo; Grupo EMTr ativo e Gameterapia; Grupo EMTr placebo e Gameterapia; Grupo EMTr placebo, as sessoes foram realizadas no periodo de 2 semanas, 3 vezes por semana, totalizando o numero de 6 sessoes por grupo. De acordo com os grupos: Grupo EMTr ativo e Gameterapia (GEAG) - os individuos foram submetidos a seguinte montagem: atraves do mapeamento cortical realizado pelo sistema internacional 10/20, que possui como referencia a circunferencia da cabeca e os lobulos das orelhas (biauricular) para identificacao de M1 (C3) e SMA (F3), o SMA foi localizado a 15% sagital adiante do ponto Cz do mapeamento cortical. A bobina utilizada no equipamento foi a de formato em oito. Em seguida, ocorreu a identificacao do limiar motor (LM), o qual corresponde a menor intensidade de estimulo capaz de gerar um Potencial Evocado Motor (PEM) com amplitude minima de 50mV no musculo em repouso, apos pelo menos 5 dentre 10 pulsos magneticos. Seguindo o protocolo, 5Hz de frequencia, 600 pulsos, 12 trains, intensidade de 95% e duracao de 6 minutos cada sessao. O Grupo EMTr placebo e Gameterapia (GESG): mesma montagem e duracao de 6 minutos de intervencao, entretanto, utilizou-se de uma outra bobina em formato de oito conectada ao estimulador magnetico desligado sobre o escalpo e colocada sobre a regiao (SMA) a ser estimulada nos pacientes, a bobina conectada ao estimulador magnetico ligado ficou posicionado proximo a cabeca do individuo, enquanto o aparelho permaneceu com os estimulos sonoros; Etapa III - apos o termino do periodo de intervencao (6 sessoes), foi realizada a reavaliacao dos grupos experimentais. Foram aplicados os mesmos instrumentos aplicados no periodo pre-intervencao.Os mesmos instrumentos foram aplicados aos individuos do grupo controle. Os resultados foram analisados atraves do Programa Estatistico GraphPad PrismStatistics versao 6.0. Os dados obtidos foram expressos em media, desvio padrao da media ou porcentagem. Foi considerado o nivel de significancia correspondente a p < 0,05. Quanto aos aspectos eticos, este trabalho foi submetido ao Comite de Etica em Pesquisa da Universidade Federal da Paraiba (UFPB). E possivel concluir que a terapia combinada da EMTr e gameterapia nao alterou o estadiamento da DP, para o instrumento UPDRS apresentou melhorias para a motivacao, ABVDS (especificamente linguagem, quedas e marcha), para as alteracoes motoras: articulacao da fala, movimentos rapidos e alternados das maos e agilidade das pernas, a cognicao nos dominios atencao, funcoes executivas e funcoes visuoespaciais, a qualidade de vida dos individuos foi melhorada nos aspectos emocional, mobilidade e desconforto corporal, o equilibrio atraves do aumento da velocidade do passo para o pe esquerdo .
Presidente - 2115773 - LIANA CLEBIA DE MORAIS PORDEUS
Interno - 1913358 - CICERO FRANCISCO BEZERRA FELIPE