PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: CAMILA BEATRIZ DA SILVA MACHADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA BEATRIZ DA SILVA MACHADO
DATA: 15/09/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/syb-rjax-ryn
TÍTULO: EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO CEREBRAL NÃO INVASIVA NA QUALIDADE DE VIDA E ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA DE PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE
PALAVRAS-CHAVES: Estimulação transcraniana por corrente contínua; estimulação magnética transcraniana; doença de Parkinson; qualidade de vida; atividades de vida diária.
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Estimulação Elétrica e com Drogas; Comportamento
RESUMO: Introdução: A doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenaritva mais comum, e sua progressão influencia negativamente na qualidade de vida e atividades de vida diária dos pacientes. Esse fato exige a busca de tratamentos eficazes, seguros e custo-efetivos, adequados para a prática clínica, com base nos sintomas e na fisiopatologia da doença. Objetivos: Realizar uma revisão sistemática e metánalise dos estudos avaliando os efeitos da estimulação cerebral não invasiva sobre a qualidade de vida e atividades de vida diária em pessoas com doença de Parkinson. Método: Foi realizada uma busca sistemática nas bases de dados Cochrane Library Central Register of Controlled Trials, EMBASE, PubMed, PsycINFO, CINAHL, LILACS, Scopus, Web of Science e Google Scholar no dia 05 de abril de 2021, sem restrição de data ou idioma de publicação. Foram incluídos estudos experimentais que investigaram os efeitos da Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) e/ou Estimulação Transcraniana com Corrente Contínua (ETCC) sobre a qualidade de vida e/ou atividades de vida diária em pessoas com diagnóstico de doença de Parkinson Idiopática, de acordo com os critérios do Banco de Cérebros de Londres. O risco de viés foi avaliado por meio das escalas Rob 2.0 para ensaios clínicos e a qualidade dos estudos quasi-experimentais foi avaliada pela escala Newcastle-Ottawa. Meta-análises separadas foram conduzidas para cada um dos desfechos de interesse, de acordo com o tipo de intervenção, por meio do software Review Manager (versão 5.4.1). Foi considerado um valor de P < 0,05 para significância estatística. Resultados: Foram incluídos 17 estudos na revisão sistemática e 13 destes foram na incluídos na meta-análise. Os resultados das metanálises indicaram um efeito estatisticamente significativo da EMTr sobre as atividades de vida diária dos indivíduos com Parkinson, a médio prazo, mas nenhum efeito da EMTr ou ETCC foi observado para a qualidade de vida destes pacientes. As análises de sensibilidade não mostraram mudança na direção dos efeitos tanto para a EMTr quanto para a ETCC sobre a qualidade de vida dos indivíduos com Parkinson. Conclusão: Esta revisão sistemática e meta-análise demonstrou que a EMTr é uma técnica viável ​​para melhora das atividades de vida diária de pessoas com doença de Parkinson. Os efeitos da estimulação cerebral não invasiva no tratamento clínico e qualidade de vida dos pacientes com Parkinson precisam ser melhor explorados, incluindo o entendimento acerca de como os diferentes parâmetros da terapia e os aspectos individuais influenciam os resultados.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2115773 - LIANA CLEBIA DE MORAIS PORDEUS
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Externo ao Programa - 1165260 - CRISTINA KATYA TORRES TEIXEIRA MENDES